Tem oficinas para todos os gostos, com cursos direcionadas a vários públicos e faixas etárias
O LONDRINENSE com assessoria
De 8 a 16 de outubro, Londrina vive o clima de efervescência cultural com a realização do seu tradicional Festival de Dança, que realiza a primeira edição inteiramente presencial após a pandemia. Mais uma vez, o evento oferece uma grade diversificada de oficinas, com renomados profissionais do Brasil e do exterior, e a preços populares. Os cursos abarcam diferentes públicos – desde a população em geral até bailarinos com alguma experiência. Uma delas é direcionada especificamente para crianças. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio por este endereço eletrônico. Todos os cursos serão sediados na Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2.380) e as vagas são limitadas.
Oficinas
Nos dias 8 e 9 de outubro, das 14 às 17 horas, o público em geral, especialmente pessoas ligadas às artes da cena, poderão participar da “Oficina de Butoh” com a performer, dançarina e diretora artística Yael Karavan, de Portugal. Nesse curso, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a filosofia e o método que foi criado no Japão, no final dos anos 1950, por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. Os principais elementos que serão trabalhados são metamorfose, presença, contraste, expansão da dança através de imagens (“Butoh-Fu”) e tensão entre opostos.
Também no dia 9, das 10 às 12 horas, o dançarino do Rio de Janeiro Pablinho IDD (da Clarin Cia de Dança) comanda a “Oficina de Passinho Phoda”, levando ao público londrinense (sem necessidade de experiência prévia) a dança criada nos bailes de favelas cariocas, que mistura movimentos de diversos estilos, como breaking, hip hop, frevo e afro. Durante o workshop, os participantes serão apresentados à história, às técnicas e às principais coreografias utilizadas pelos dançarinos do estilo.
Entrando no clima da comemoração do Dia das Crianças, no dia 11, das 17 às 18h30, será realizada a oficina “Dança, ação, uma pitada de emoção”, com a bailarina Diane Ichimura (Confraria da Dança – Campinas/SP). O curso é dirigido aos pequenos, a partir de 7 anos, com acompanhantes adultos. As crianças são convidadas a participar de uma gostosa brincadeira de inventar e dançar a partir de percepções corpóreas. Exercícios de alongamento, aquecimento e desbloqueio muscular são introduzidos de forma lúdica.
Com música executada ao vivo, no dia 12, das 14 às 16 horas, acontece a “Oficina de Dança Afro-Brasileira”, com o dançarino e músico senegalês Aziz Mbaye (Grupo Höröya – Brasil-Senegal). Neste workshop aberto a todos os públicos, os participantes terão a oportunidade de conhecer e praticar a dança africana Sabar. O termo se refere ao nome de uma das culturas do Senegal e também é usado tanto para os tambores quanto para a música e a movimentação corporal.
Os estudantes de dança e bailarinos mais experientes, com nível intermediário, terão duas oficinas especiais, ambas realizadas nos dias 13 e 14: “Balé Clássico” e “Jazz Dance”. A primeira, com o bailarino Henrique Feliciano (Raça Cia de Dança – São Paulo/SP), será realizada das 13h30 às 15 horas. O curso tem como enfoque a realização de exercícios na barra e no centro, mesclando a Metodologia Vaganova e a Metodologia do Royal. O objetivo é propor aos participantes uma aula dançante, visando ao aprimoramento da parte técnica e artística dos bailarinos.
Já a “Oficina de Jazz Dance”, com o dançarino e coreógrafo Lucas Maia (Raça Cia de Dança – São Paulo/SP), será na sequência, das 15h às 16h30. O workshop inclui um programa de atividades voltadas a esta linguagem, com exercícios para tônus, resistência, soltura e desenvolvimento de técnica, alinhados com dinâmicas de aquecimento coreografado. Serão trabalhadas as técnicas de Jazz Dance e Lyrical Jazz, em que a preparação, o exercício e a consistência são relacionados às escolhas musicais, promovendo dinamismo e clareza para o trabalho com a arte do movimento.
O Festival de Dança de Londrina 2022 é apresentado pela Copel, por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado e Comunicação Social e Cultura), com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). O Festival é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart e da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Conta ainda com o apoio cultural do Hotel Crystal e Rádio UEL FM.
Serviço:
Oficinas – Festival de Dança de Londrina 2022
Quando: de 8 a 16 de outubro
Onde: Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380)
Quanto: de R$15 a R$30
Inscrições: sympla.com.br/festivaldedancadelondrina
Programação e outras informações: www.festivaldedancadelondrina.art.br
Foto: Oficina de Butoh com Yael Karavan, Portugal/Acervo pessoal