Cuidados ao locar apartamentos e casas para férias

Vai viajar mesmo na pandemia? Lembre-se de proteger também o bolso. Muitos são os golpes em locações de temporada.

A primeira dica é preferir locar de quem já conhece, ainda que indiretamente, como por indicações de amigos, pessoas que já tenham frequentado o mesmo local, ou contratado com a mesma imobiliária, o mesmo proprietário. Caso não seja possível dessa forma, buscar pela reputação pode ser um caminho para auxiliar na decisão, mas com o cuidado de que as reputações também podem ser fake.

Além de se informar sobre o imóvel em si, lembre-se de pesquisar sobre a infraestrutura do local e das proximidades, como também se é uma região segura. Essas informações devem ser buscadas com outras fontes e não apenas com o próprio fornecedor.

Feita a escolha do imóvel, lembre-se de combinar bem o preço, a forma de pagamento, condições de entrada no imóvel e de entrega depois. Todas as mensagens trocadas por aplicativos ou e-mail devem ser guardadas pelos consumidores e, de preferência, pedir para constar tudo em contrato, inclusive inserindo a possibilidade de cancelamento sem custo pro consumidor em caso de condições reais do imóvel não serem condizentes com a promessa.

Ao chegar ao imóvel, legal fazer uma vistoria rápida e já reclamar se o chuveiro, ar condicionado, ventilador, enfim, qualquer coisa não estiver funcionando. Se houver divergência entre o prometido e as condições reais do imóvel, o consumidor pode rescindir o contrato e pedir o dinheiro de volta.

E, claro, estamos em pandemia. Bora limpar bem o lugar ao chegar. Produtos de limpeza e álcool 70 são itens obrigatórios para viajar! Cuide-se e aproveite com segurança.

Flávio Caetano de Paula Maimone

Advogado especialista em Direito do Consumidor, sócio do Escritório de advocacia e consultoria Caetano de Paula & Spigai | Mestrando em Direito Negocial na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON). @flaviohcpaula

Foto: Nextvoyage no Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.