Skip to content

Estreia de nova coluna: Consultório Sentimental da Tia Telma

Por Telma Elorza

A coluna Tia Telma Responde, onde falo abertamente sobre sexo, é um dos maiores sucessos do O LONDRINENSE. Somadas, 10 das colunas passam de dois milhões de visualizações. Acho que já ajudei muita gente que tinha dúvidas sobre fantasias, fetiches e outras coisitas mais. Porém, no meio das perguntas sobre sexo que recebo por e-mail telma@olondrinense.com.br, também aparecem várias sobre relacionamentos.

São pessoas, homens e mulheres que, muitas vezes, não têm com quem desabafar sobre o casamento, namoro e relacionamentos sérios e que estão angustiadas, buscando um caminho para saber como agir diante de situações comuns, como ciúmes, falta de confiança, problemas com divórcio e separações, enfim, um amplo leque de questionamentos que ficam de fora do propósito da Tia Telma Responde e, portanto, nunca foram publicados.

Conversando hoje com um amigo, que também sempre acaba por desabafar sobre seu relacionamento comigo em nossas conversas pelo whatsapp, eu me toquei que – além dos e-mails – muita gente busca minha ajuda para isso. Tirando esse cara, tenho outros três amigos que me procuram especificamente para conversar sobre seus relacionamentos, principalmente quando não vão bem. Além disso, minhas amigas já estão acostumadas a conversarem comigo sobre assuntos sentimentais. Todos eles falam e eu ouço. Algumas vezes, dou conselhos práticos, mas principalmente ajudo a focar no problema que vejo e, com isso, eles podem buscar soluções.

Por isso, resolvi arriscar a escrever uma nova coluna: Consultório Sentimental da Tia Telma. O nome é uma pequena homenagem ao “Consultório Sentimental”, criado pelo jornalista, cronista e compositor Antônio Maria. Ele inventou e escreveu a coluna nos jornais Última Hora, entre 1959 e 1961, No Diário da Noite, entre 1961 e 1962, e em O Jornal, até outubro de 1964. Seu “Consultório” começou com crônicas escritas por ele, carregadas de situações sentimentais, alusões a adultérios e outras complicações da vida romântica. Mas os leitores levaram a sério e começaram a escrever para o jornalista que tanto parecia entender do assunto. E se tornou um sucesso, com suas respostas bem humoradas. As colunas foram reunidas em um livro intitulado “Um Homem Chamado Maria“, de Joaquim Ferreira dos Santos, lançado pela editora Objetiva em 2006. Aliás, está esgotado. Mas pode ser encontrado em sebos.

Assim como Antônio Maria, quero ajudar sem perder o bom humor. Logo publicarei a primeira coluna da minha versão do consultório sentimental. Estou escolhendo o primeiro tema (são vários que tenho arquivados no meu e-mail). Mas espero que você, leitor, embarque comigo nesta nova jornada.

E se tiver dúvidas sobre relacionamentos, me mande um e-mail no telma@olondrinense.com.br

Quem é a Tia Telma

Telma Elorza é jornalista, divorciada e adora dar pitaco na vida dos outros. Mas sempre com autorização.

Arte: Mirella Fontana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.

plugins premium WordPress