Skip to content

A magia das pipas em Berck-sur-Mer

Por Chantal Manoncourt

Cancelados em 2020 e 2021 devido à crise da saúde, os Encontros Internacionais de Pipas voltaram a Berck-sur-Mer. A espera foi longa, mas a 35ª edição deste evento imperdível foi espetacular com uma alternância de demonstrações gigantescas e competições de classe mundial.

Na imensa praia de Berck-sur-Mer, no norte da França, reina um perfume de festa e poesia. Polvos, baleias e arraias emergiram da água para voar pelo céu. O público, muito numeroso, o nariz no ar e a cabeça nas nuvens se maravilham diante dessas criaturas desproporcionais. A imaginação dos voadores de pipas é ilimitada. Um dragão expressivo divide o céu com peixes multicoloridos, observados do canto do olho por um filhote de urso gigante enquanto a enorme lagarta verde, do carioca Guilherme, acaba de decolar. Na praia, crianças acompanhadas de pais muito impressionados, também tentam, mas não é tão fácil como se pensa.

Guilherme, o Carioca

Ao lado destas enormes pipas, estão as pipas de competição, com pilotos que as manipulam ao milímetro, numa fascinante coreografia aérea. Como é bom olhar para esses monstros simpáticos que apenas alguns fios seguram acima de suas cabeças e que o vento traz à vida. Unidos neste universo poético, a multidão olha na mesma direção tendo como único pano de fundo a areia fina, o horizonte, o som das ondas e o vento com uma infinidade de cores que mudam com o tempo.

Amadores e entusiastas vêm de longe, da Tailândia, Singapura, China, Coréia, EUA, Chile e até do Brasil para este evento imperdível. Este ano, o convidado de honra é a Guatemala com seus dois colossos multicoloridos de 10 e 12 metros de diâmetro onde os homens se tornarão liliputianos sonhando em subir ao céu. A delegação do país faz descobrir e compartilhar com o público suas tradições, pipas com padrões astecas e coloridos, levando mensagens de amor, união e fé. Eles estão tão felizes por estar lá: “Em casa as praias são muito pequenas, aqui é o sonho para nós, este lugar é mágico”.

Este festival aéreo termina com um grande desfile noturno onde dragões luminosos acenam na praia antes da explosão de uma enorme queima de fogos. A magia está aí.

Fotos: © Service communication ville de Berck-sur-Mer

Chantal Manoncourt

Parisiense, arqueóloga e jornalista, apaixonada pelo Brasil, já escreveu vários livros sobre turismo brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.

plugins premium WordPress