Começa vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades

Agendamento on-line está aberto para 542 pessoas nesta sexta (7), enquanto 339 pacientes serão vacinados em clínicas de hemodiálise

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina inicia nesta sexta-feira (7) a vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades e com síndrome de Down. Dentre os cadastros prévios, 542 foram validados e foram liberados para agendar a vacinação em uma das sete unidades exclusivas. Outros 339 pacientes com insuficiência renal em diálise serão vacinados na sexta-feira e sábado (8) em clínicas de hemodiálise.

Seguindo o cronograma instituído pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase do novo grupo prioritário serão atendidos, primeiramente, as gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com síndrome de Down e pacientes renais crônicos em tratamento de diálise, todos a partir de 18 anos.

“A primeira fase prioriza esses três grupos com idade acima de 18 anos, assim como os pacientes com comorbidades na faixa de 55 a 59 anos. Nas próximas fases iremos ampliando a faixa etária, conforme forem remetidas novas doses”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Dentre os cadastros aptos para vacinação deste público-alvo, há pacientes com diabetes; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; portadores de prótese valvares; obesidade mórbida; imunossuprimidos; doença pulmonar grave; cirrose hepática; gestantes e pessoas com síndrome de Down.

Para agendar a vacinação contra Covid-19 é preciso acessar o Portal da Prefeitura de Londrina. Quem não tiver acesso à internet ou enfrentar dificuldades, pode se dirigir a qualquer unidade escolar municipal para obter auxílio no procedimento.

As vagas para vacinação deste e dos demais grupos em andamento estão disponíveis nas sete unidades exclusivas, localizadas em todas as regiões da cidade. São elas: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim do Sol, Alvorada, Ernani, Ouro Branco, Eldorado e Vila Casoni; mais o Centro de Imunização da Região Norte. Confira endereços e horários na página da SMS.

Para ser vacinado, é preciso levar o comprovante do cadastro, que contém o QR Code e é emitido no Portal da Prefeitura após o agendamento. Também é solicitado um documento oficial de identificação com foto, como RG ou CNH.

Ainda é possível fazer o cadastro prévio para a vacinação contra Covid-19. A íntegra de condições pré-existentes contempladas neste grupo prioritário pode ser conferida aqui. 

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *