Skip to content

Quatro receitas com berinjela para deixar todo mundo apaixonado

O vegetal é um verdadeiro milagre da natureza e muito gostosa. Se não gosta, é porque não provou estas receitas

Telma Elorza

O LONDRINENSE

Eu sou apaixonada por berinjela. Adoro, independentemente da maneira com que é preparada. Cozida, assada, frita, escabeche, a berinjela vai bem de todas as formas. Eu sei que tem gente que não pode nem ver, mas acredito firmemente que nunca provou uma berinjela bem feita.

E, além de ser gostosa, ela também é rica em antioxidantes, que são substâncias com a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. Os antioxidantes também podem favorecer o aumento da imunidade e a prevenção de doenças como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer, entre outras. Ela ajuda a emagrecer e ainda é rica em vitaminas do complexo B, além de ser fonte de cálcio, magnésio e potássio. Ou seja, tem tudo para fazer parte de uma alimentação saudável.

Como disse, adoro de todas as formas. Mas tenho umas receitinhas fáceis e deliciosas que sempre faço em casa. Separei quatro, para você experimentar.

Berinjela assada

Essa é um clássico em casa. Você vai precisar de duas berinjelas (dependendo do tamanho delas), dois ou três tomates, uma cebola grande, presunto e queijo à gosto, orégano ou ervas da sua preferência. Corte as berinjelas em fatias finas. Seque, tempere com sal e pimenta do reino. Fatie os tomates e a cebola, tempere com sal e pimenta. Unte uma assadeira com azeite e vá colocando camadas de berinjela, tomate, cebola, presunto e queijo. A última camada deve ser de queijo. Salpique orégano e regue com um fio de azeite. Leve ao forno tampada com papel alumínio. Quando as berinjelas estiverem macias, destampe e deixe dourar. Uma delícia. Vegetarianos podem tirar o presunto e veganos podem substituir por tofu defumado. Algumas pessoas usam molho de tomate também na receita, mas eu prefiro sem.

Rolinhos recheados com gorgonzola

Foto: reprodução da internet

Essa é uma receita que pode ser servida tanto como entrada ou aperitivo. Corte as berinjelas em fatias finas e deixe de molho em água com vinagre, por uns 20-30 minutos. Enquanto isso, vá preparando o recheio: amasse o gorgonzola (mais ou menos 50 gramas para três berinjelas médias) com nozes picadas, um pouco de mel e uma colher de requeijão. Retire as fatias da berinjela da água, seque bem, tempere com sal e pimenta e grelhe no azeite. Depois coloque um pouco do recheio sobre cada fatia, enrole e prenda com um palito. Sirva frio.

Berinjela sobre cama de parmesão

Essa receita eu vi no Instagram e corri fazer em casa. Gente, pensa numa coisa gostosa. É super fácil. Você vai precisar de bastante parmesão ralado, uma berinjela grande, um tomate e umas folhas frescas de manjericão (pode ser desidratado, mas o fresco dá mais sabor). Corte as berinjelas e o tomate em rodelas. Seque bem a berinjela, tempere com sal e pimenta do reino. Jogue um salzinho no tomate também. Unte bem uma assadeira e coloque porções de parmesão. Sobre as porções de parmesão, coloque uma rodela de berinjela, uma de tomate e mais um pouco de parmesão. Asse até o queijo derreter bem. Na hora de servir, coloque a folha de manjericão por cima.

Berinjela recheada com carne moída

Foto: reprodução da internet

Esse é outro clássico aqui em casa. Todo mundo gosta. Uma berinjela dá para duas pessoas comerem bem. Corte ao meio a berinjela, corte em cruz o miolo e retire com cuidado para não afetar a casca, deixando uma “barquinha”. Numa panela, faça o recheio, refogando 200 gramas de carne moída, com todos os temperos que gostar (sal, cebola, alho, salsinha, outros a gosto) e o miolo da berinjela. Deixe cozinhar até que fique mais sequinho. Regue o interior da barquinha com azeite, coloque o recheio e cubra com queijo (de sua preferência). Leve ao forno até a “barquinha” estar cozida.

Compartilhar:

1 comentário

  1. Beleza Telma! Deixa a gente “aguada” de vontade de comer!! Quero nem saber! Qdo vc convidar pra ir na sua casa , quero beringela! Kkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.