O grão de bico é uma excelente proteína vegetal e fica delicioso em várias receitas. Conheça uma tradicional na culinária espanhola
Telma Elorza
O LONDRINENSE
Como boa descendente de espanhóis, o grão de bico (ou garbanzo, como é chamado nos países de língua espanhola) faz parte do meu dia a dia. Ele está presente em alguns pratos da cozinha raíz da Espanha e também de Portugal. Aliás, a leguminosa chegou ao Brasil com os portugueses, mas só foi popularizada quando os espanhóis e também o pessoal do Oriente Médio – que também tem um alto consumo do grão – desembarcaram por aqui, trazendo receitas maravilhosas com eles. O grão de bico é uma maravilha, a meu ver, por ser uma das melhores proteínas vegetais que existe (muito indicado para veganos, por exemplo) e ir bem em várias receitas.
Com a minha mãe, aprendi a fazê-lo de diversos modos. Mas os mais populares aqui em casa são o puchero (também chamado de cozido madrileño) e uma galinhada deliciosa, que eu chamo de galinhada espanhola. E nesses dias de friozinho nada melhor que um puchero para esquentar e encher a barriguinha.
Existem muitas versões da receita do puchero. A maioria traz uma mistura de carnes de porco, de boi e de frango, além de vegetais e o próprio grão de bico. Aqui, vou passar uma simplificada para quem não quer gastar muito com as carnes variadas (com o preço assustador das carnes, melhor evitar, né?). Mas você pode escolher o tipo que quiser. Veganos podem tirar as carnes e incluir mais vegetais (como pimentão, vagem, chuchu, batata doce, entre outros a seu gosto). Podem, inclusive, incluir um pouco de fumaça líquida para ter aquele gostinho de defumado.
Ingredientes:
250 gramas de grão de bico
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados (uso sempre bem mais, pelo menos uns 10)
Pimenta dedo de moça (sem sementes) picada a gosto
2 folhas de louro
250 gramas de carne de porco (bisteca, costelinha, lombo ou pernil – o que estiver mais barato) cortado em cubos médios (inclua os ossos, se escolher costelinha ou bisteca)
250 gramas de bacon
2 tomates sem pele e sem sementes picados (ou molho de tomate pronto, para ficar mais acessível. Neste caso, use uma xícara de molho)
2 litros de água
2 linguiças calabresa (ou paio, à sua escolha. Eu prefiro paio) cortada em rodelas
2 cenouras médias cortadas em rodelas
2 batatas grandes cortada em cubos
Sal a gosto
Cheiro verde a gosto
Modo de Preparo:
Deixe o grão de bico de molho de um dia para outro. Escorra e lave (para tirar a maioria das casquinhas).
Leve para uma panela de pressão com água e cozinhe por uns 20 minutos, escorra a água e reserve.
Na panela de pressão aqueça o azeite, refogue a cebola, o alho, pimenta vermelha, e louro, junte a carne de porco e frite até dourar. Acrescente o tomate picado, junte a água e coloque a pressão por 30 minutos em média. Com a carne já cozida, junte o paio ou a calabresa, a cenoura e as batatas, adicione o grão de bico e cozinhe por uns 25 minutos. Teste o sal. Desligue o fogo e acrescente cheiro verde.
Sirva com arroz branco e, se quiser, batata palha.
Foto: Telma Elorza