O saboroso pão chamado Focaccia

Focaccia

A focaccia ou fogaccia é um tipo de pão cuja massa possui mais azeite, o que a torna mais crocante que a pizza mas que difere desta por ser mais grossa, cheia de buraquinhos e assar muito bem no forno de casa. Focaccias podem levar muitos tipos de recheio: alecrim, tomates, azeitonas e, se quiser ousar,pode até fazer uma doce, como de chocolate. Lembro muito da minha vó Alzira fazendo as de sardinha no sábado, o cheiro invadia a casa inteira. Aqui vai a receita básica com alecrim.

Ingredientes para uma forma

– 25 g de fermento fresco;

– 300 ml de água morna;

– 900 g de farinha de trigo;

– 2 colheres (chá) de sal;

– 4 colheres (sopa) de azeite;

– 3 ou 4 ramos de alecrim;

– Sal grosso a gosto.

Primeiro prepare o fermento dissolvendo em um pouco da água morna da receita. Cubra e deixe descansar até aparecerem bolhas, é o que chamam de esponja. Agora misture a farinha, o sal e espalhe sobre uma superfície. Faça um buraco no meio e coloque o fermento, e o azeite e o restante da água morna. Vá misturando devagar, pegando a farinha de dentro e misturando com a parte líquida. Misture bem até formar uma massa. Enfarinhe a superfície e sove a massa por uns 10 minutos. Faça uma bola e deixe descansar numa vasilha untada, coberta por um pano úmido por 1 ou 2 horas, dependendo da temperatura, até dobrar de volume.

Agora sove a massa novamente, por 2 ou 3 minutos, misture aproximadamente 2 colheres de folhas de alecrim fresco e deixe descansar por 5 minutos. Com os dedos enfarinhados molde a massa na assadeira enfarinhada e deixe descansar por mais 30  a 45 minutos, até dobrar o volume. Pré-aqueça o forno em 220ºC.  Agora com a ponta dos dedos faça vários furos na massa e salpique sal grosso por toda superfície. Asse por aproximadamente 30 minutos, até a massa ficar dourada, e pronto!

Foto: Arquivo pessoal

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress