Há um tempinho, a equipe do O LONDRINENSE foi convidada para degustar o novo cardápio do Loft do Empório Guimarães. Entre as tantas finger foods variadas e bem saborosas, fomos surpreendidos com uma receita inusitada. Aligot de rúcula. Eu já havia provado aligot de diversas formas, mas de rúcula nunca, e a combinação com ragu de cogumelos foi perfeita! Dias depois entrei em contato com a Patrícia Guimarães, que, gentilmente, me passou as coordenadas do prato.
Aligot é uma receita de origem francesa e consiste num purê de batatas com queijo. Aqui usaremos como base a receita do Alex Atala, chef e proprietário do D.O.M., restaurante com 2 estrelas no guia Michelin. A diferença é que substituímos o creme de leite pela rúcula.
Antes de começar uma dica, chame alguém pra te ajudar, precisa de muito braço para conseguir alisar este aligot e deixá-lo com a consistência elástica!
Segue a receita do Aligot:
– 260g de batata;
– 40 ml de leite
– 10g de manteiga;
– 100g de queijo gruyére;
-50g de queijo meia-cura;
-1 maço de rúcula sem o talo;
– Sal a gosto;
– Pimenta do reino a gosto.
– Azeite a gosto.
Num processador ou liquidificador bata a rúcula com um pouco de azeite. Rale os queijos. Cozinhar as batatas até ficarem macias e esprema ainda quente. Voltar para a panela com a manteiga e o leite aquecido. Temperar com pimenta e sal e começar a acrescentar os queijos, bata vigorosamente até atingir o ponto elástico.
Ragu de cogumelos
– 2 dentes de alho picados
– 300 g de cogumelos Paris;
– 300 g de cogumelo Funghi desidratado;
– 300 g de cogumelo Porcini desidratado;
– 500 ml de creme de leite fresco;
– Sal a gosto;
– Cebola a gosto;
– Azeite para dourar.
Cozinhe o Funghi e o Porcini em dois litros de água por aproximadamente 20 minutos. Corte em pedaços médios após esfriar. Higienize os cogumelos Paris com um pano úmido e depois corte em lâminas. Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola, junte os cogumelos Paris e refogue por 2 minutos aproximadamente. Em seguida acrescente o Porcini e o Funghi e refogue por mais 5 minutos. Por fim junte o creme de leite e cozinhe por mais 10 minutos.
Pronto! Um prato vegetariano muito saboroso.
Foto: Acervo pessoal
Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!