A alcachofra é uma flor que tem grande valor nutritivo, vitamina C e sais minerais (ácido fólico, magnésio e potássio). A primeira vez que eu vi não sabia nem por onde começar, parecia um bicho de 7 cabeças, mas não é tão difícil assim.
Você pode cozinhá-la na panela (primeiro passo desta receita) e servir com um vinagrete ou um molho tártaro. Para comer, puxe as pétalas, molhe a extremidade no molho e sugue. Não coma as pétalas. A parte central da base é o coração, e é uma delícia. Segue a receita.
Ingrediente:
– 4 alcachofras grandes;
– 1 limão em rodelas;
– 2 dentes de alho;
– 3 colheres (sopa) de farelo de pão;
– 5 colheres (sopa) de azeite;
– 1 cebola pequena bem picada;
– Salsinha picada a gosto;
– 25g de queijo parmesão ralado;
– 15g de manteiga;
– Suco de 1 limão;
– 1 dente de alho esmagado;
– 1 talo de salsão picadinho;
– 3 fatias de bacon picadas;
Modo de preparar:
Começando pelas alcachofras, retire o talo e as folhas externas e descarte. Com uma tesoura, corte as pontas das folhas, coloque em uma panela com os dentes de alho, as rodelas de limão e cubra com água (2 dedos acima das alcachofras). Eu coloco algum peso por cima para que elas não boiem. Leve a panela ao fogo por aproximadamente 30 ou 40 minutos. Para testar arranque uma folha, elas devem soltar com facilidade.
Pré-aqueça o forno em 180ºC.
Retire da panela e coloque de cabeça para baixo para escorrer. Retire as folhas externas duras e as internas sobre o miolo. Com uma colher de chá, raspe o centro da alcachofra para remover a camada fibrosa que parece um monte de espinhos, mas na verdade é o miolo da flor.
Aqueça a manteiga e 3 colheres do azeite numa frigideira. Junte o alho amassado, a cebola, o bacon e salsão e refogue. Acrescente a salsinha e desligue o fogo. Passe no processador, tempere com sal e pimenta.
Ponha as alcachofras numa forma refratária e recheie.
Misture o farelo de pão, o queijo, o suco de limão e o restante do azeite numa vasilha e despeje sobre o recheio de cada alcachofra. Cubra com folha de alumínio e asse por 15 minutos. Retire o alumínio, asse por mais 10 minutos, para dourar. Sirva quente.
Foto: Acervo pessoal
Agda Souto Bressan

Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!