Skip to content

Conectar conhecimentos ajuda alunos a se interessarem mais pelas aulas

No mundo de hoje, principalmente pós-pandemia do coronavírus, o professor precisará ser, cada vez mais, criativo! Será necessário conectar-se não apenas com tecnologias, mas, sobretudo, com pessoas e outros tipos de conhecimento. Assim, o mestre poderá pensar a educação de forma criativa, construindo um ambiente potencial de criação, dentro do espaço escolar. Para que, enfim, a educação extrapole os muros da escola e circule por onde os alunos estejam.

Em pleno século XXI, é preciso conectar as disciplinas e os conhecimentos que sabemos. Afinal, é justamente a capacidade racional que nos diferencia dos outros animais, segundo o filósofo Aristóteles. Grandes gênios da humanidade se destacaram porque fizeram isso: conectaram saberes, alguns deles muito díspares entre si. Para não nos determos muito nisso, vou dar apenas dois exemplos: Leonardo da Vinci e Steve Jobs. Dois tempos diferentes, mas, que foram revolucionados pelo que esses dois homens fizeram.

Então, precisamos levar para a sala de aula mais que o conteúdo programático estabelecido nos planejamentos pedagógicos. Precisamos levar a psicologia (educação socioemocional), as oficinas (universo maker), a comunicação (educomunicação), gamificação (ensino e metodologias ativas), entre outros. Todo professor tem seu lado criativo. Uns são atores, outros são músicos. Já pensou levar aos alunos um pouco de atuação e um pouco de canção? Certamente o que aprenderem ali os marcará positivamente para o resto de suas vidas. E eles serão muito mais interessados nas aulas.

Sabe aquela coisa que fazíamos muito antigamente, de levar os estudantes para um passeio no museu ou no parque ambienta da cidade? Então, hoje devemos fazer isso e muito mais. Carregar os alunos para realidades distintas, aproveitando que podemos viajar pela internet sem precisar sair da escola. E, sobretudo, trazer aos alunos coisas que eles admiram e gostam: cinema, propaganda, música, show e tantas outaras ferramentas que podem ser transformadas em pedagógicas. Faça isso. E você colherá resultados muito mais eficientes na educação de seus alunos!

Tiago Mariano

Formado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduado em Ensino e História. Com mais de 15 anos de experiência em sala de aula de diversos colégios públicos e particulares de Londrina e Cambé, é coordenador das startups londrinenses EducaMaker, Educação Criativa e Aagro, além de manter o canal no Youtube Prof. Tiago Ledesma Mariano. Em 2018, foi premiado pela Google for Education (2018) com o primeiro lugar nacional no Programa Boas Práticas pela criação de um método de formação de alunos de alta performance. Já foi diretor de tecnologia e inovação educacional da Secretaria Estadual da Educação (SEED) e coordenou a construção do novo catálogo nacional de cursos técnicos do Ministério da Educação (MEC).

Foto:  Sharon McCutcheon no Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.