Com lançamentos de mornos para frios no cinema, selecionamos três filmes no Netflix para você curtir neste fim de semana.
O primeiro deles é o profundamente humano Assunto de Família (Drama – 2018), dirigido por Hirokazu Kore-eda (Depois da Tempestade). O filme se passa no Japão contemporâneo e conta os dramas de uma família pra lá de desajustada, onde segredos de cair o queixo são revelados aos poucos, mostrando a verdadeira face de cada personagem. Isso nos faz identificarmos com os personagens, torcendo por alguns apesar dos seus problemas emocionais. O filme ganhou vários prêmios importantes pelo mundo, inclusive a Palma de Ouro em Cannes e está no streaming faz pouco tempo. Aproveite.
Para quem gosta de terror, Clímax (2018) dirigido pelo polêmico Gaspar Noé, é imperdível. O filme se passa em um prédio onde a bebida é batizada com LSD e transforma o ensaio de um grupo de bailarinos em um grande pesadelo. Apesar de não ser um terror popular e tradicional, o filme não apresenta uma trama complexa, ainda que seu elenco sem um protagonista e com mais de vinte personagens nos faça perder o rumo algumas vezes. A beleza do filme, ou o terror, está na estrutura da narrativa visual, em sua atmosfera que se adensa até atingir o clímax. Gaspar Noé deixa grande parte do tempo seus atores livres para a improvisação, tornando tudo ainda mais interessante e denso. A película não deve ser analisada, mas sentida na pele.
E por último, indicamos Heróis Modestos (Animação – 2018), também na Netflix. O curta de 53 minutos foi produzido pelo Studio Ponoc e apresenta três histórias que giram em torno de dois irmãos subaquáticos, um garoto que tem alergia a ovo e um homem invisível. Nas animações, cada detalhe é muito bem pensado e produzido, do roteiro ao movimento dos personagens, passando pelas cores, composições, efeitos sonoros, deixando os desenhos interessantes e emocionantes. Aproveite.
Foto: Divulgação
Marcelo Minka

Graduado em licenciatura em Artes Visuais, especialista em Mídias Interativas e mestre em Comunicação com concentração em Comunicação Visual. Atua como docente em disciplinas de Artes Visuais, Semiótica Visual, Antropologia Visual e Estética Visual. Cinéfilo nas horas vagas.