TODA BONITA – Você sabia que os cabelos também sofrem com envelhecimento precoce?

pink-hair-1450045_1920

Cabelo e suas tendências assim como suas constantes mudanças, seja na cor ou na textura, influenciam diretamente na sua saúde. E você sabia que eles também sofrem com o temido envelhecimento precoce?

Sabemos que o couro cabeludo é formado por cerca de 150 mil folículos capilares que estão vivendo um ciclo constante de queda e crescimento, ou seja, cerca de 85% desses fios estão crescendo e 15% caindo para, em seguida, crescer novamente.

Este ciclo de crescimento do folículo piloso é muito interessante pois significa nascer, crescer, morrer e depois começar tudo novamente. Mas não se assuste, essas porcentagens acima acontecem quando tudo está normal. Mas, se caso haja mudanças nos hábitos de vida como doenças, remédios, cirurgias, emagrecimento abrupto, estresse, depressão, podem gerar um desequilíbrio nesse ciclo e trazer muitas quedas e falhas desproporcionais que desencadeiam quadros graves como a alopecia.

E você sabe o que é alopecia? Já que tocamos no assunto, a alopecia é a queda acentuada de cabelo em uma determinada região que causa falhas ou “buracos” de ausência no couro cabeludo podendo se estender a outras partes do corpo. É autoimune quando do tipo areata e pode afetar homens e mulheres que estejam passando por fase de stress. É diferente do tipo androgenética que tem causas hormonais e genéticas associadas atingindo mais o público masculino.

Você sabia que não é certo que, após passar por um ciclo, o cabelo volte a mesma espessura.  Recentemente estudos observaram que, ao longo do tempo, conforme envelhece, o cabelo pode ir se tornando mais fino, fraco e morre precocemente que leva a falhas significativas mas não chegam ao nível da alopecia.

Atualmente fatores como radiação ultravioleta (UVA, UVB e UVC), poluição, química, agressões mecânicas como a tração da escova e até dermatites no couro cabeludo podem danificar os folículos e prejudicar as suas condições de crescimento. É preciso ter cuidados preventivos como ingestão de suplementos vitamínicos, reposição hormonal, cremes e até a utilização de protetor solar para evitar a agressão da luz. Loções antioxidantes para combater a poluição, evitar tinturas, escovas progressivas, secador e chapinhas no dia a dia são medidas essenciais na prevenção do envelhecimento precoce dos fios.

Fora os tratamentos e medidas home care, a estética vem trazendo inovações tecnológicas para o tratamento do cabelo envelhecido podendo ser utilizados lasers de baixa frequência e também luzes LED para ajudar no crescimento e espessamento dos fios a médio e longo prazo.

Existem alguns dispositivos como bonés, escovas ou tiaras de LED, alta frequência e crioterapia que podem ser usados e vem se aplicando até em pacientes que estejam passando por tratamento de quimioterapia no qual o cabelo é o primeiro a ser afetado com a fragilidade e queda capilar.

Estes aparelhos utilizam de mecanismos de ação relacionados com a ação do calor e frio nas células, otimizando o funcionamento circulatório  e potencializando a energia produzida na mitocôndria que é a estrutura celular que produz a energia que forma o cabelo. Quando essa energia é intensificada com a utilização desses aparelhos, ela ajuda a potencializar a divisão e crescimento de cada célula e neutralizam os efeitos do envelhecimento precoce.

Lembre-se de que a primeira providência frente a queda ou enfraquecimento do fio é procurar um médico que ao fazer o diagnóstico correto poderá avaliar as causas e escolher o melhor tratamento ou prevenção para cada caso.

Foto: Pixabay

Rebecca Mendes 


Graduada em Direito, encontrei na faculdade de Estética e Cosmética a minha paixão: melhorar a auto-estima das mulheres. Com especializações vários ramos da cosmetologia, atuo na área com espaço próprio, que alia ateliê de beleza com cursos ministrados e loja de cosméticos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress