Você já deve ter ouvido falar de produtos que garantem um bronzeado sem a necessidade de ficar torrando no sol ou tendo uma insolação? Pois é, os autobronzeadores são cosméticos que prometem um tingimento da pele gradualmente.
Os de marcas renomadas são feitos à base de uma substância chamada dihidroxiacetona, molécula atóxica e não cancerígena que interage com a derme e os aminoácidos da camada superficial da pele que produzem melanoidina, responsável pela cor que simula o efeito bronzeado.
Sua função, mais do que todos pensam que é de garantir um bronzeado, é estimular a pigmentação da pele sem que haja danos cumulativos do sol que é prejudicial à médio e longo prazo.
Mas como utilizar sem manchar? Primeiramente, para um resultado natural e sem manchas, é preciso realizar a esfoliação física da pele, com bucha vegetal ou esfoliantes naturais com partículas como grãos, sementes ou o bom e velho açúcar com mel, que devem ser aplicados suavemente na pele, em movimentos circulares, para que restos de pele sejam removidas.
Coloque luvas para evitar que as mãos fiquem escuras, comece a aplicação pelas pernas, de baixo para cima. Depois, barriga, braços e, finalmente, rosto e pescoço, onde deve ser usada uma quantidade menor de produto.
Vale lembrar que na face, além de preferir a consistência em gel, sua aplicação deve ser feita com pincel e nunca diretamente na pele para que fique mais uniforme e uma área não receba mais que a outra o produto.
Além disso, evite utilizar produtos em spray na face, pois a substância pode alcançar os olhos e boca e ela não é indicada para essas regiões.
Seguindo as dicas acima saia a frente no quesito bronzeado e garanta uma pele saudável sem danificar e ter os temidos efeitos do sol!
Foto: Pixabay
Rebecca Mendes
Graduada em Direito, encontrei na faculdade de Estética e Cosmética a minha paixão: melhorar a auto-estima das mulheres. Com especializações vários ramos da cosmetologia, atuo na área com espaço próprio, que alia ateliê de beleza com cursos ministrados e loja de cosméticos.