Skip to content

Tatuagem: vilã ou heroína?

Por Ângela Diana

Fiz minha primeira tattoo nos anos de 1980. Quando fiz 18 anos, meu primo André, que já tinha feito a dele, me deu de presente de aniversario. Tem até uma história, no mínimo, tragicômica da tattoo: eu estava passando as férias em Foz e meu primo me falou que tinha um tatuador do Rio de Janeiro na cidade (lembrando que, na época tattoo era coisa de “marinheiro ou bandidos”, aiaiaia, seres humanóides são uma tristeza).

Eu aceitei na hora, bora fazer minha tattoo, sem ninguém saber! Depois que o tatuador fez a minha, minha prima resolve fazer também. Meu primo diz pra ela pensar melhor e voltarmos no outro dia, mas não teve jeito….Estávamos num bar-estúdio e quando o tatuador estava terminando o beija flor dela, ouvimos tiros no final da rua… .Adivinhem o que aconteceu? O beija flor virou um tucano (anos depois ela arrumou). Sei que era um cara que foi baleado, caiu na frente do estúdio, deu polícia e todo mundo se escondendo com medo de levar alguma bala perdida! E estávamos no centro de Foz, lugar bacana, cheio de barzinhos da moda.

No outro dia, estava lá eu lavando a louça e minha tia enxugando e falando. De repente, ela ficou muda! Quando me virei, ela estava petrificada com a tatuagem. Pois eu não pedi e nem falei nada pra ninguém! Foi engraçado. Ela quase me bateu, mas eu já tinha 18 anos e não liguei!

Hoje é facil fazer uma tattoo, temos excelentes tatuadores, inclusive o José Cuervo, filho da nossa editora Telminha. Quase todo mundo tem tatuagem.

Mas você sabe porque elas eram usadas?

Guerreiros se tatuavam para chamar para si a força dos deuses ou para assustar os inimigos! Um grupo de guerreiros celtas lutavam semi-nus cobertos com tattoos azuis, que assustavam os inimigos, inclusive os soldados romanos, com sua ferocidade e aparência!

Algumas tattoos eram usadas por sacerdotisas, para se ter efeitos mágicos sobre matéria.

Marinheiros, para dar boa sorte e outros simbolismos!

Deve-se tomar certos cuidados quando você fizer sua tattoo… Primeiro escolha o profissional e conheça seu estilo, cada um tem o seu e é único! Tatuadores são excelentes artistas, pintores e desenhistas.

Pesquise o símbolo que você está gravando na sua pele! Sim, se você se arrepender pode até tirar com laser, hoje em dia, mas convenhamos, se você fizer tudo certo, com o profissional correto, é para sempre !

Tattoos as vezes também precisam de uma repaginada, fiz isso na minha primeira, ganhei do meu marido, e fizemos com o Luizinho Tattoo.

Foto: Acervo Pessoal

Minha vontade? Ter uma tattoo de cada profissional daqui! O Ro me falou que, quando eu refizesse a minha, “iria acabar virando um gibizinho” e, olha, se não fosse essa crise para lá de absurda que estamos passando, eu já “estaria” um gibizinho!

Existem tatuadores também que são especialistas em cobrir cicatrizes e um dos trabalhos mais lindos dentro do mundo das tattoos são as tatuadoras e tatuadores que “refazem” as mamas de quem fez a cirurgia de retirada por causa do câncer.

Ainda existe muito preconceito com as tattoos, eu acredito que muito disso veio da religião, pelos motivos que citei acima! Elas eram importantíssimas como símbolos para os chamados povos pagãos!

Admito que quando era mais raro ter tatuagem, eu curtia muito, pois assustava as pessoas e algumas me perguntavam: “E quando você ficar velha e enrugada”? E eu respondia: “Ué, vou ser uma velha muito pra frente, enrugada e cheia de tattoos” 

Digamos que agora estou no caminho! 

Qual time você torce? Os que torcem o nariz para quem tem tatuagem ou os que torcem para ter mais um pouquinho de grana para fazer mais uma?

Conta pra mim!

Boa semana e entrem no CATARSE, gente! Ajudem o jornal mais autoral e bacana da cidade.


Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Foto: cuervo.ttt

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.