Por Ângela Diana
Você que está lendo essa coluna hoje, pode me perguntar : “cadê a primeira coluna da série Candidatos e Propostas sobre a Cultura”?….Pois é, acontece que quem escreve aqui, esqueceu totalmente do feriado no meio da semana! Ou seja….
Mas, enquanto não vem o primeiro candidato(a), tem um assunto muito importante, que tive a chance de conhecer com a Dra Optometrista Denise Lalli!
Voce sabia que os olhos e os ouvidos são DIRETAMENTE ligados com o cérebro? Mais do que outros sentidos, os olhos e ouvidos usam uma grande porcentagem dos feixes dos nervos ligados com maravilhoso cérebro!
E o que isso tem a ver com arte?
Ah!!! TUDO!
Antes, uma historinha sobre meus olhos! Há alguns anos, lá pelos 40, fui ler e de um dia para outro, tudo estava borrado! Pensei: “NÃO! ÓCULOS?” (Imagine uma pessoa que usou aparelho nos dentes dos 9 aos 35 anos, com apenas alguns anos de “folga”?)
Ooo revolta!! Eu aqui achando que o universo iria compensar a dor e tudo o mais que um aparelho causa…mero engano!
Lá vou eu… ÓCULOS! Para perto no início… Foi daí que descobri que meu olho esquerdo, além de ter um pequeno astigmatismo, ainda tem uma lesão que fez com que ele parasse de se desenvolver quando eu tinha sete anos. (Nenhum médico soube dizer o que aconteceu).
O saudoso dr. Pacolla me explicou que existem pessoas que podem ter um dos olhos totalmente cego! E só fica sabendo quando precisa dos óculos… (Na época eu achei incrível isso! E lá estava eu quase assim!)
Quatro óculos depois, fui na Dra. Denise, optometrista… E ela me deu uma aula sobre os olhos! Vou chegar aqui, a onde a arte entra:
Muitas pessoas passam por problemas e há exercícios para que os olhos possam se desenvolver melhor… Lógico que, quando somos crianças é mais fácil, até os dez anos de idade.
Ela me falou que existem a MOTRICIDADE GROSSA E A FINA.
A grossa é quando usamos os nossos sentidos para as coisas triviais, o dia a dia… os olhos captam o sol nascendo, as mãos fazem o pão, os ouvidos escutam o som dos carros e passarinhos e assim vai…você vê um todo, todos os dias.
Os olhos e a motricidade fina
A fina é o que nos interessa!
As mãos trabalham com coisas pequenas. Ou recortam tecidos, mexem com os pincéis, com agulhas de crochê … E nossos olhos precisam estar ligados com os pequenos detalhes! Realmente “são os detalhes que fazem a diferença”! Na arte e artesanato, é necessário prestar atenção às minúcias, e todo o corpo se move conforme os olhos precisam… Exemplo: quando faço uma tela grande, preciso me aproximar e pintar detalhes e para ver como um todo, tenho que me afastar…
Para quem faz crochê, bordado, tricô, costura….é a mesma coisa!
Numa costura de um vestido de noiva, existem muitos detalhes que os olhos precisam estar atentos…
Outra prova de que a arte é extremamente necessária!
Se você é um espectador e está numa exposição, acaba fazendo o mesmo movimento: olha para um quadro, vê o todo, e depois vai para as minúcias…Isso também é uma “lei” para o cérebro…chamamos de “gestalt“.
Quando você separa com linhas pontilhadas, dependendo da distância entre elas, automático o nosso cérebro através dos olhos vai ligar essas linhas…
Da mesma forma as cores e a cor “inexistente”…
Israel Pedrosa provou essa tese numa exposição que uma tela azul e outra amarela eram colocadas estrategicamente lado a lado, com uma pequena distância entre elas. Qual a surpresa de quem estava lá quando fixava os olhos no espaço e viam a cor verde (azul mais amarelo= VERDE)!…E assim , ele fez com outras cores..
A tese virou livro: Da cor à cor inexistente….(Recomendo para todas, todes e todos!)
Arte não serve para nada né?
Volte para meu caso! Perguntei para dra Denise se, mesmo com minha idade, teria alguma coisa para eu fazer para meu olho esquerdo melhorar um pouco? Ela me falou que eu já fazia isso! Pois é intrínseco no meu trabalho a MOTRICIDADE FINA…
E disse ainda que, se eu não tivesse o trabalho que tenho, meu olho estaria muitíssimo pior!
É possível desenvolver esse tipo de MOTRICIDADE? Sim! Aprenda, a bordar, pintar, desenhar, fazer tricô, crochê, enfim…
Logíco, não confunda melhorar sua visão com CURA!
Como sabiamente Dra Denise comentou comigo, TUDO na sua vida e na sua fisiologia vai, com certeza, influenciar seu corpo e visão do mundo…
Estou falando aqui de como melhorar a saúde dos olhos…(Até os remédios, as noites sem dormir, a comida e seu jeito de viver influencia!)
Os olhos estão diretamente conectados com o cérebro, mas eu sou um TODO!
Mas, aí de mim, se não fosse a arte, talvez eu não tivesse mais nem um pouquinho da minha visão esquerda.
Aproveite o invernão chegando! Tem tantas novidades em crochê e tricô, livros de pintura, materiais diferentes para artes e artesanato e, claro, aulas com artistas e artesãos…. Mas procurem profissionais que mostrem também como você pode criar obras, roupas e objetos autorais, combinado?
Ah! Machistas de plantão: crochê , bordado e tricô serve para você também ok!?
Graças a Deusssss, muitos meninos na internet tem quebrado esse estigma de coisas de meninos ou meninas (já até citei alguns nomes nessa coluna).
Assunto leve para você aproveitar seu feriado e ter um trabalho ou passatempo que só vai ajudar a melhora sua vida ….E a ser mais feliz !
Gente feliz não tem tempo para encher o saco de ninguém! Kkkkkkk
Bom final de semana!
Pax vobiscum
Fotos: Acervo pessoal
Ângela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte
Leia todas as colunas de Arte
Fotos: Acervo pessoal
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.