Por Ângela Diana
Para acompanhar o novo layout do nosso querido jornal, estou tentando adaptar a coluna para que algumas sejam em vídeo.
Estamos com problemas técnicos pra editar, mas creio que logo vamos resolver isso, do nosso jeito criativo e brasileiro, que tira “leite de pedra”, claro!
O caso é que a arte é um assunto complexo e não é possível fazer vídeos com tempo curto como os que vemos no Instagram.
Lógico que também não serão podcast. Para isso precisaríamos de todo o estúdio montado, coisa que ainda não temos.
Aliás, existem vídeos bacanas sobre arte, como os vídeos do Sérgio Fingerman, artista fantástico. Sigo ele nas redes sociais.
Existem também algumas páginas na internet voltadas para arte, explicações sobre as obras e são muito boas!
Se você tiver interesse, coloque no Instagram ou no Facebook palavras como “arte”, “artistas plásticos” ou use as hashtags #art #artistasvisuais #artebrasileira #artistasbrasileiros #artistasmulheres e por aí vai…
Essas são dicas, inclusive, para você pode se familiarizar em como vídeos de arte acontecem, quanto tempo tem de duração e tem alguns que, além de informativos e interessantes, trazem pessoas do mundo das artes, professores, críticos, marchands, todos que trabalham com as artes, falando de assuntos muito bacanas e que, para sua surpresa, são muito próximos a você.
Estou tentando, com o mínimo do que temos, fazer uma coluna mais dinâmica… E procurando o formato ideal, tanto para você que segue a coluna, quanto para o YouTube.
No YouTube, a ideia principal é fazer videos voltado para os artistas da área… E olha, tem que ter muita CORAGEM para dar a cara à tapa… Admiro o povo mais jovem que faz isso e faz muito bem!
Aqui é para você que segue a coluna! Independente de ser leigo ou não.
Formatos e facetas
É envolver você no mundo das artes, como ela é… Apesar de ter milhões de facetas, a arte é parte do que nos faz realmente seres humanos “senscientes” (que sentem!)
Você pode me ajudar, mandando sugestões e perguntas sobre suas curiosidades sobre arte ou sobre os artistas plásticos.
A coluna também está envolvida no mundo do artesanato, porque existem vários momentos em que arte e artesanato se cruzam, arte e design gráfico e de produtos, arte e movelaria, arte e jóias, bijoux….Arte e moda…Artes que se cruzam, como artistas performáticos…
É tudo isso e mais um pouco.
A coluna, também, por várias vezes trouxe a realidade das (faltas) políticas públicas para as artes e cultura…
E, nesses anos, trouxe artistas do mundo e artistas Londrinenses.
E tudo isso, transformar em vídeos, buscar assuntos do dia a dia, buscar produtores é apenas para que as artes façam parte do seu dia a dia como faz parte do meu.
E qual a minha pretensão fazendo isso? Que você, que talvez pare de enxergar as artes como algo da “elite” (ledo engano, principalmente no Brasil!) ou algo “demoníaco” (sim, tem gente que “demoniza” a arte e seus artistas), algo longe da sua vida (outro engano, já que somos rodeados de arte). Ou, ainda, não sabe o que os artistas fazem…
A coluna tem, sim, essa pretensão, de ao menos encurtar essa distância que as pessoas têm para um mundo diferente, que abre as portas da mente e do coração, da alma… Já que a arte muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo…
Peço a paciência de quem lê a coluna.. Sim, porque não temos COMO fazer como o pessoal que faz vídeos com todos os apetrechos e produção que vemos na internet.
Não por falta de vontade, mas por falta de dinheiro (E essa não é a realidade de muitos de nós?).
Mandem sugestões, pautas! A coluna está aberta para falarmos de todos os assuntos acima, e, ainda, colaborar para falarmos do seu projeto de arte, do seu projeto para a cultura, de exposições, de feiras culturais, de campanhas culturais.
Conte comigo!
That’s all folks!
Ângela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte
Leia todas as colunas de Arte
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.