Skip to content

Não coloque seus filhos em aulas de arte

Há anos atrás fiz um vídeo sobre esse tema…Acho válido falar sobre isso de novo.

Em geral, os pais tem muito orgulho quando as crianças desenham, mostram para os amigos, para a família e soltam a velha frase “meu filho é um artista”! Alguns investem nos cursos de arte, colocam os filhos nos ateliers, vão nas exposições, compram material, levam e trazem…. Mas, quando essa criança fofa e “artista” quer fazer a faculdade de arte, a primeira reação, aliás, a primeira fala é “você vai passar fome!”

Conheci vários casos assim, já vi muitos talentos serem dissolvidos por pais muito zelosos…

Vida de artista não é fácil, assim como todas as profissões que são levadas a sério. O que dificulta a compreensão das pessoas sobre o SER artista é o preconceito e a falta de informações.

Existe outro lado da questão: o querer que a pessoa ganhe dinheiro rápido, como se nas outras profissões isso acontecesse facilmente.

Se você não quer que seu filho ou filha siga a profissão, não invista! Cause menos frustração nos professores e na criança! É! Pode parecer estranho ler isso…Mas quando uma pessoa tem seu lado criativo cortado porque “não dá dinheiro “ou “você vai passar fome” ou “nem profissão isso é” ou “isso aí é coisa de boêmio, drogado, bêbado”, você simplesmente causa um problema gigantesco no seus filhos.

O criativo deve CRIAR! Encontrar saídas que outras pessoas não encontram e muitas vezes eles serão precursores ou os velhos “bois de piranha” …Vão produzir obras ou peças para um público sem educação e completamente leigo e vão ser tachados de “sonhadores” ….

Vão ser professores, tatuadores, designers, pintores, ilustradores, desenhistas, cartunistas, criadores de games, arquitetos, grafiteiros, e vão aprender a se virarem em mil para o pão nosso de cada dia nos dai hoje…Mas serão felizes…

Para um criativo, a frustração de ser tolhido para criar é gigante! Naturalmente rebelde, isso pode se reverter para o mundo das drogas, tão parecido com o mundo da criação, ou para um sério problema psicológico….

Se seu filha ou filho quiser ser artista, vá estudar com ele, pinte, borde, desenhe, leia, entenda o que é a profissão, quantas possibilidades ela dá, quantas portas se abrem  e que, principalmente, o mundo é grande e dentro dele cabem artistas, pois temos tanto direito de viver aqui como um dentista, um médico , um advogado….

O mundo precisa de mais artistas e menos “soldados”…

Pensem nisso quando colocarem seus filhos em aulas de arte ou exibirem os desenhos para os amigos!

Ser artista requer trabalho , estudo, transpiração …Não crie expectativas neles se, você que é mãe ou pai, no fundo não entende o princípio de tudo que é: Para que serve um artista no mundo!

Boa semana para todos!

Fotos: Acervo pessoal

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.