Menos cadeias, mais centros culturais!

sesc-londrina-cadeiao-cultural-1024x683-1

Por Ângela Diana

O título desta coluna deveria ser LEI no Brasil! 

Ontem, passei pelo centro e tive a grata surpresa de ver o local do Museu do Café, do Sesc Cadeião (como aqui no meu bairro tem quase tudo, pouco vou para o centro, gente!).

Falei para o Ro que se tivéssemos, na cidade, uma lei ou uma POLÍTICA CULTURAL DECENTE, chegaríamos ao ponto (Deus é bom! I believe in angels) de termos quase nada de cadeias e uma cidade colocada no topo das melhores cidades com condições de se viver no país…

LEIA TAMBÉM

https://olondrinense.com.br/esta-no-ar-o-londrinense-pod-com-a-advogada-bruna-balthazar-de-paula-sobre-o-complexo-mundo-do-direito-do-trabalho/

É bom salientar, mais uma vez, que o SESC está de parabéns pela iniciativa de reformar um lugar do “hell” em lugar para se fazer arte! A arte muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo!

Gente! Minha mãe sempre fala que “nenhum anjo vai descer para lavar a louça que você pode lavar”. Isso funciona para tudo!

Arcanjos, anjos, santos, entidades (eu acredito em todos os guardiões!) não vão fazer o que VOCÊ precisa começar e trabalhar.

No meu entendimento (PESSOAL), que mérito teríamos?

Acredito em milagres e em proteção, mas precisamos dar o primeiro passo. A escolha é nossa!

Você quer mais segurança e menos violência? Cobre mais políticas culturais de VERDADE! 

Menos cadeias, mais centros culturais

Museu do Café – Foto: Sesc

Veja exemplos de países mais desenvolvidos nessa área, pesquise sobre váriossss projetos criados pelo mundo afora, que têm números enormes de crianças, adolescentes e até adultos “resgatados” pela arte em suas inúmeras formas!

Outra iniciativa foi a recuperação e transformação do Cine Vila Rica! Ainda não tive o gostinho de assistir filme ou ver uma peça lá! Mas vou!

O cine Vila Rica faz parte da minha e de muitas histórias de vida! Aposto que da sua vida também!

Foto: Espaço Villa Rica

Se a prefeitura e a Acil tivessem o interesse de realmente “levantar” o Centro e o comércio, fariam restaurações nos prédios históricos, tirariam aquela coisa horrorosa de cimento que colocaram no lugar dos petit pavês do Calçadão (que eram de pedra), melhorariam TODAS as calçadas e dariam incentivo para que as lojas voltassem a florescer no centro! 

Como tive a chance de trabalhar com a loja, só digo uma coisas: os impostos são pesados! E a Acil não funciona como deve!

A avenida Duque De Caxias  está num estado lastimável! 

Teatro Municipal abandonado – Foto: Reprodução da internet

Cadê o Teatro Municipal, cadê os incentivos para que os microempresários possam abrir suas lojas e ainda contribuir para a cidade? Quando tivemos a loja na Mato Grosso, queríamos ter colocado vasos nas entradas e arrumar as calçadas! Mas nenhuma das lojas instaladas ali teve condições, já que, antes da pandemia, vivíamos um período de recessão e, como disse, pagávamos impostos pesados, impostos esses que nunca voltaram como melhorias para que as lojas ganhassem mais! 

LEIA TAMBÉM

https://olondrinense.com.br/devo-perdoar-uma-traicao-como-a-mulher-do-neymar/

Assim poderíamos também investir em artistas! No nosso caso, queríamos contratar grafiteiros para mudarmos a fachada da loja.

Mesmo assim, desde que a loja foi aberta, tínhamos uma mini galeria e fizemos expôs de vários artistas importantes na cidade.

Vamos cobrar, gente?

O que você acha que precisamos fazer para termos mais arte e menos violência? Como você usaria o dinheiro do IPTU?

O que você gostaria que tivesse mais na cidade? Cadeias ou centros culturais ?

Me respondam por aqui!

Boa semana a todos, todes e todas! Pax vobiscum

Foto Principal: Sesc Cadeião Cultural/Sesc

Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Leia todas as colunas de Arte

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress