Ilustrações – Da série “A arte de viver de arte”, cap. 1

arte-angela2

Hoje, olhando para a página em branco do word, sem saber do que falar – pois fazer arte é fácil, o difícil é explicar – , me veio a ideia de inserir na coluna , além da serie dos artistas londrinenses, algumas ideias de como viver da arte (para quem acha que ser artista é morrer de fome!). Pois bem, hoje me deparei com uma coleção de livros de histórias infantis que eram as minhas favoritas quando eu era criança. Tenho quase todos os livros ainda. E me lembro muito claramente do exato momento em que aprendi a ler, quando comecei a decifrar as letrinhas e isso foi mágico!

Mas, antes de tudo vieram as imagens… Elas, por si só, já me davam a entender que o lobo mau seria morto, que a Bela e a Fera ficariam juntos e que a Branca de Neve acordaria do sono envenenado. Claro que, com o tempo, a parte mais profunda desses contos e lendas vieram com leituras de livros mais complexos, mas foi pelas imagens que meu universo interno começou!

A alguns bons anos atrás, o Ângelo, da editora Escriba, me mostrou vários ilustradores contemporâneos absolutamente fantásticos! Ilustrações para livros infantis, complexas, inteligentes e, se existisse perfeição, eu diria que eram perfeitas! Tecnicamente e com emoção.

Tenho um sobrinho que se chama Bruno e hoje já está com seus 21 anos, lendo livros de direito, mas tive a chance de ler e viver com ele todas as imagens da geração dele , as histórias e desenhos dos livros desde a infância até sua adolescência, e sério! Tem algumas dessas criações que eu gostaria de ter feito!

A imagem chega antes de tudo! Antes de entendermos a escrita, ou os códigos, ela nos faz ir fundo em algumas histórias e mal percebemos isso, ela nos ajuda a começar a criar nossos mundos internos.

Para se ter noção da importância das ilustrações, podemos citar os “stories boards”. Antes que cada cena de um filme seja filmada, existe um artista plástico que as desenha para que fique mais fácil para o diretor e todos os envolvidos filmarem a cena ou produzi-la. Sem falar, é claro, em quem cria os cenários e figurinos….Mas, isso fica para outra hora.

Falei de ilustrações para livros, e isso já é trabalho para vários artistas, pois existem livros científicos, como os de anatomia, que precisam de desenhistas que saibam como passar corretamente as formas para futuros médicos ou veterinários; artistas que saibam captar a essência da poesia, poemas, crônicas, histórias de terror e criar um mundo de imagens que nos desperte o interesse e que nos “prenda “ atenção até a palavra FIM, na última página!

Considero TODOS os ilustradores artistas muito especiais. Eles têm a vocação para decifrar e entender o que é mais importante, mostrar da história e nos deslumbrara com as imagens!

O leque é grande! Vale a pena conhecer os grandes ilustradores e quadrinistas, como Mauricio de Souza e sua equipe. Aliás, ele tem um dos maiores estúdios de quadrinhos do Brasil, senão o maior, e seu trabalho através dos anos já atingiram muitas gerações.

Sei que muitos leitores são tímidos e não gostam muito de fazer comentários, mas gostaria muito de saber quais suas ilustrações favoritas e quais delas foram importantes e inesquecíveis! Deixem seus comentários e dúvidas!

Bom meio de semana para todos, com o calor do verão chegando por aí!

Fotos: reprodução de livros

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

O espelho sombrio de Trump

As ações do presidente estadunidense Donald Trump são um espelho terrível do que poderia ser o Brasil se as eleições de 2022 tivessem outro resultado

Leia Mais
plugins premium WordPress