Por Ângela Diana
“Ser ou não ser, eis a questão”! Criei a coragem de voltar pra faculdade, EAD, gente, porque depois de (se não me engano) cinco tentativas falhas e horríveis, não aguento mais sala de aula….trabalho em grupo, sair de casa, pegar busão cheio… Ao mesmo tempo, me dá uma raiva! GIGANTESCA! Por quê? Porque nossos currículos de PROFISSIONAIS NÃO VALEM NADA PERANTE O “SR” MEC! E isso TEM que mudar!
É uma falta de respeito com o profissional de artes! Fora que isso nos exclui de muitas formas de ganhar dinheiro fixo por mês, dando aulas, participando de concursos… Há algum tempo, o Sesc Cadeião fez um concurso para artistas, uma vaga, currículo e diploma! Salário muito bom. E gente! Trabalhar no Sesc Cadeião com todo povo bacana de lá, iria ser o máximo (SE eu tivesse diploma e SE eu tivesse passado). Era uma chance, né? Pois é!
A coluna de hoje vai ser curta e vai ser um apelo, aos profissionais das leis que possam nos informar quais os caminhos para conseguir diplomas honorários, para conseguirmos fazer apelos pela lei para mudar as regras de vestibular de artes e mudar essa questão! COMO um artista com um currículo de 20, 30, 40, 50 anos, mas que por ventura não tenha o diploma, possa dar aulas em escolas e universidades!
Mais uma coisa: que NOSSOS CURRÍCULOS SIRVAM PARA ELIMINAR MATÉRIAS para quem quiser fazer a faculdade! Está na hora de mudarmos as regras que não funcionam para ninguém!



“Ahh, mas você não quer se esforçar como outros ou outras que fizeram “facul”? Meu filho ou filha! Acredite, com 37 anos de trabalho na arte, já comi o pão seco que o diabo amassou com o rabo e nunca consegui terminar exatamente porque estava trabalhando duro em projetos e no atelier e formando, mesmo informalmente, muita gente boa e talentosa que fazem megas trabalhos pelo país afora! Pessoas fantásticas que me ensinaram a ser melhor como artista e pessoa!
Juristas, advogados da área, didáticos, ajudem nessa causa! Meu whats é 43 996523516. E para quem quiser aderir a essa causa, de mudar a forma de avaliar um artista pra entrar na faculdade, entra em contato, vamos movimentar e colocar as coisas no devido lugar. Afinal, passou da hora do nosso trabalho e esforços serem respeitados!

Angela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.