Skip to content

Escolas de artes e ateliers X escolas militares

Por Ângela Diana

De boa, gente! Eu não consigo ACREDITAR que, em pleno século 21, eu e minha geração – que saimos do militarismo – ainda tenhamos que ver todos os absurdo que acontecem aqui! Como tem gente que defende escolas militares?

Um perfil cultural como o que temos nesse país e, ao invés de termos um progresso em relação a isso, estamos voltando na “idade média”!

Para você que acha que militares SÃOS OS MELHORES no poder, só peço uma coisa: VOLTE À ESTUDAR! PESQUISE SOBRE TODOS OS MILITARES QUE TOMARAM O PODER NO MUNDO! 

LógicO que existem pessoas que têm a vocação para isso! E que, como acontece quando se faz missões de PAZ, é uma profissão louvável!

Mas…ESCOLAS MILITARES? Para quê, alguém PELAMORDEDEUS me explica?

“Ah, é pra dar educação”…. Lenga-lenga  de quem esqueceu que EDUCAÇÃO é dada pelos pais! Respeito pelos outros, como comer, como agir perante as pessoas, isso vem de BERÇO! 

“Ah, mas papai e mamãe não tem tempo! Estão trabalhando para dar celulares e computadores de último tipo para os filhos”.

Cara! Se você não sabe que filhos e filhas são responsabilidade para vida toda e não quer aprender a ter competência para criar filhos, não queira que os professores, professoras e a escola façam isso por você!

Escolas servem para ensinar matemática, geografia,  história, filosofia. artes….

Quando você passa esse tipo de PODER para o Estado, automaticamente cria pessoas para serem objetos!

Lógico que estou falando de relacionamentos que não requerem a justiça envolvida! Como casos de pais estupradores, mães inaptas e etc! A família é a base , “familia” não é aquela do papai, mamãe, filhinho criado para ser o rei e filhinha criada para ser princesa! Estou falando de uma ESTRUTURA de apoio pra seus membros! Da educação para que as pessoas que vierem desses núcleos se prestem a causar mudanças significativas e edificantes para o mundo!

Como ainda tem gente que defende escolas militares? Educação, por na linha, ensinar respeito, como agir com ética, vem das famílias

Escolas de arte ensinam a independência, a autoestima, o respeito pelas diferenças, a criatividade para sobreviver e ir além! Ensinam a PENSAR, a ser um ser humano crítico, que pergunta “tem que ser assim”? E isso nenhum governo de merda e corrupto quer!

Vestir UNIFORME em pleno século 21? Gente, saímos dos anos de reviravolta cultural, alta tecnologia para cair num buraco negro? George Orwell estava certo no livro “1984”! (Aliás, esse é um dos livros que nunca mais vou ler! A angústia e o tédio de uma vida controlada por outros  me causou dor de estômago!)

No fundo,  querer o militarismo e escolas militares é uma forma de não ter a responsabilidade pela própria vida! É gostar de ser mandado, é ter gosto pelo poder de controlar a vida do outro, é facilitar a corrupção e o conto da carochinha de que na “épica dos militares, não tinha corrupção e essa sem vergonhice”! Sério? Revista de mulher pelada e filmes pornôs podia! 

Vê se você comece a PENSAR  que militares usam armas! Ai de quem falasse contra! 

Eu fico indignada com gente mais burra do que eu!

Governos militares

Saia do seu casulo de gente machista, racista, homofóbicos, que usam o nome de Cristo, de Alá, de Deus e deusas para cometerem atrocidades e vá estudar! Estude todos os governos militares do MUNDO, se possível comecem por HITLER! E terminem nos loucos de agora, como do Trump disfarçado de capitalista e daqueles loucos como OS DA RUSSIA E DA COREIA DO NORTE!

ISSO que nós deveríamos estar combatendo no mundo e não o presidente francês, que está CERTO!

O que aconteceu na Alemanha, pode muito bem acontecer no resto do mundo!

O que foi a Alemanha naquela época? Foi a família passar para o Estado o direito de criar seus filhos e filhas! Como joguetes nas mãos de batalha com poder de armas, de vida e morte! Foi permitir queimar livros, matar artistas e jornalistas,  perseguir a cultura! Derrubar escolas de arte como a Bauhaus! Detonar TUDO que fazia com que o povo aceitasse que somos DIFERENTES, MAS TEMOS DIREITOS IGUAIS! 

Eu não estou indignada! Estou com RAIVA! RAIVA de um povo que quer apenas ganhar sua aposentadoria e não fazer NADA DE ÚTIL PARA SEU PAÍS!

Artistas não são preguiçosos e nem vagabundos! Vagabundo é você,  que não levanta a bunda da cadeira para lutar pelos direitos de todos, todas e todes,  que passa por essa vida só para ter vantagens!

Quero que todo mundo assim volte para o UMBRAL,  para aprenderem a TER CONSCIÊNCIA como dizia minha Bisa! Que criou 5 FILHOS, adultos, responsáveis que fizeram a diferença no mundo! 

Ou vão para o INFERNO mesmo, para sentir o que sua preguiça e falta de vergonha na cara, de querer passar por cima dos outros e fazendo continuar a “descultura ” das pequenas e grandes corrupções do tal “jeitinho brasileiro”! Pro resto, inferno também, para você que não sabe a diferença o que é o respeito pela liberdade do outro, de orientações sexuais e vida privada que não tem nada a ver com a SUA vida! E não confunda falta de caráter, safadeza, gente psicopata e narcisista com escolhas de vida , sejam religiosas, filosóficas ou sexuais! Por favor!

Sou a favor de mais ateliers e escolas de artes! Basta de Militarismo e gente chata no mundo! Uniforme é mais uma “forma” de fazer você aceitar  que é MAIS UM que permite que lhe roubem sua liberdade de escolha, seu dinheiro e sua potência como ser humano para mudar as coisas erradas no mundo! E não confundam “ser igual” com equidade  ou JUSTIÇA!

Quando escuto gente inteligente falando que precisamos ser comandados e que não lutam pela arte e educação e que não lutam para que não sejamos mais roubados,  não sei se choro ou se bato! 

Vá criar vergonha na CARA! 

Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte

Leia todas as colunas de Arte

Fotos: Acervo pessoal

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.