Skip to content

Egito, arte e história

O Egito foi a primeira grande sociedade conhecida! O que isso significa? Os seres humanos sempre foram predadores e nômades, saíam para caçar e viviam nas cavernas. Claro que é uma forma bem simplista para relatar essa história! Vivíamos em grupos para nos proteger e, nessa época, ouve a descoberta do fogo! Muitos falam sobre os desenhos nas cavernas, mas isso é outra história…

O importante é que, quando o longo inverno foi acabando, alguém percebeu que quando as sementes caiam na terra, elas se transformavam em “comida” e isso mudou todo o ângulo da civilização, pois começamos a sentir necessidade de “construir” abrigos e esperar a hora da colheita.

As tribos, algumas nômades ainda, começaram a se juntar e formar cidades, e países… E as ideias sobre religião, arte, roupas, acessórios, receitas, e tudo o que conhecemos hoje, acredite ou não começou há mais de cinco mil anos…

Os egípcios antigos uniam a arte e a religião. Para eles não havia separação, a arte deveria mostrar a importância dos faraós, considerados deuses na terra, e a imponência de alguns túmulos e templos impressionam até hoje!

Eram mestres na ourivesaria e usavam matérias que duravam, como pedras preciosas, granito, ouro, prata…  na arte egípcia, muito importância se dava para as esculturas, pois acreditavam que quando a morte viesse, o falecido precisaria de um “duplo”, ou sua imagem na pedra! Assim acontecia no processo da mumificação, se algo acontecesse com a múmia, o “duplo” serviria de corpo.

Faziam grandes murais, coloridíssimos e não usavam a perspectiva linear (essa só seria popular no renascimento), as figuras maiores eram de maior poder e importância, eram sobreposições.

Os egípcios também, como todo ser humano, queriam deixar marca, então escreviam suas histórias do dia a dia em formas de desenhos e na sua escrita é riquíssima de figuras e símbolos! Para quem curte, saiba que quem inventou a cerveja foram eles!

Outra coisa, muita gente não sabe, mas o Egito fica no meio do continente africano!

Cleópatra não era como Elizabeth Taylor, não! Mas, com certeza, tinha traços negroides, então para os racistas de plantão saibam que a vida começou na África! E que devemos aos egípcios todo um catálogo de técnicas de cirurgias, de irrigação, de arte em todas as técnicas!

O mistério também o cerca, e para quem gosta é um prato cheio de lendas histórias e imagens!

Boa semana pessoal!

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Fotos: reprodução da internet

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.