Skip to content

Diários de quarentena: “Viva o clube do Mickey”

Se alguém for dos anos 80, lembrará desse refrão! O clube do Mickey  passava na TV aberta (a gente nem sonhava com a TV a cabo e mais de “400 canais”), se não me engano, era aos sábados, e no programa tinha desenhos, novelinhas, e o mais bacana: artistas do estúdio da Disney desenhando!

Foto: Reprodução da internet

Ainda me lembro do fascínio que me causava ver aquelas pessoas rabiscando rapidamente os personagens! Foi uma época próspera para artistas!

Mas porque lembrei disso na coluna de artes? Esse final de semana, no meio de uma crise de ansiedade e deprê (e nessa pandemia ” quem não”, em algum momento?), resolvi procurar uma biografia inspiradora…

Me deparei com o filme “Walt antes de Mickey”, de 2015. Descobrir que, como todo artista, Disney se deparou com crises, falências, reinício, até que encontrou seu “muso inspirador ” e que mudaria totalmente sua vida, foi sim absolutamente inspirador!

Walt Disney era roteirista, animador, cinegrafista, diretor e muito mais, além de : desenhista! Passou por pais que não queriam que ele fosse artista, e muitos da família abominavam essa ideia…


Foto: Reprodução da internet

Como todo artista, ele era sonhador, tinha planos maravilhosos e talvez uma das partes mais interessantes, foi quando ele chega para seu irmão Ron, e diz que o seu maior erro foi querer ser administrador, empresário,  que ele precisava CRIAR. Com isso convidou seu irmão para gerenciar o pequeno estúdio. Artistas criam!

Cercou-se de ótimos desenhistas, inclusive os futuros criadores do Pernalonga e sua turma, e de seu fiel amigo Ub Iwarks, que desenhou o Mickey! O personagem inicialmente se chamaria “Mortimer”, mas deixo para vocês descobrirem no filme o porquê Disney mudou de ideia!

Artistas são sempre artistas, não interessa o país ou o estilo…Se pegarmos vários filmes de diferentes artistas, vamos perceber que foram pessoas que passaram por enormes dificuldades, mas que superaram  por causa do amor pela arte e ao meu ver: por grandes saltos de fé!(Como aquele do Indiana Jones, na Última Cruzada!).


Foto: Reprodução da internet

Eu adoro o Mickey, ele foi meu primeiro contato com os quadrinhos, depois vieram o Pato Donald, tio Patinhas…(Fala sério gente! Quem nunca teve vontade de mergulhar naquela piscina de moedas de ouro?!)

Disney se cercou dos melhores, e polêmicas à parte, os estúdios Disney até hoje divertem com seus filmes e animações, sempre inovando! Assim como fizeram com a cena da dança no desenho ” A bela e a fera”, umas das primeiras vezes que o recurso da computação gráfica foi usada em uma animação. 

Disney ganhou vários prêmios, inclusive Oscars! Disney foi um visionário, grandes artistas o são!

Agora as varias camisetas do Mickey que tenho (faço coleção!), serão meu símbolo de resistência nessa pandemia!

Boa semana para todos, e curtam um pouco mais de desenhos, existem vários e são uma das melhores formas de arte para nos tirar da melancolia desse momento de ainda isolamento!

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Foto Principal: Divulgação


Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.