Por Angela Diana
No meio do caos , novamente, aonde é melhor ficar em casa (mais ainda!), tive boas notícias e repasso agora para vocês, para quem se interessar! O Parque Lage, no Rio de Janeiro, está com 80 bolsas de estudo em aberto. São vários cursos, on-line ou presenciais! Dêem uma olhada no @EAVparquelage.
Outra notícia bacana é que o SESC Cadeião abriu o edital para expôs, palestras e cursos! Esse é o único lugar que tenho vontade de expor novamente! Porque o pessoal é muito profissional, dão todo apoio logístico para o artista e uma ajuda de custo! Um projeto assim deveria estar na Secretaria de Cultura de Londrina!


Vi também um post da sobrinha da Tarsila Amaral, que não por acaso se chama Tarsila também, e ela está com vários projetos para levar as obras da tia para Paris e outros grandes centros. Disse na reportagem que quer que Tarsila fique tão conhecida quanto Frida Kahlo! O que aliás acho justíssimo! Quantas artistas mulheres são conhecidas no mundo?
Apesar de terem transformado a figura de Frida em produto, em consumo (coisa que ela iria detestar, como diz uma amiga minha!). Louco isso, não? Frida foi uma mulher que sofreu dores físicas e emocionais terríveis. Suas obras nos dão uma ideia desse sofrimento, mesmo assim hoje ela estampa capas de almofada! O que vocês acham disso? De uma forma ou de outra, quando não podemos ter a obra, por vezes temos que nos consolar com cadernos, caixas, ilustrações (daquelas em série) ou objetos que retratem as obras do nossos artistas favoritos… Ainda é a melhor forma de termos contato com eles!

Nem todas as obras se prestam ao estilo gráfico, ou o que pode ser copiado, colocado por partes, sem perder o sentido do todo. Claro que eu não vou reclamar se um dia eu puder ter um desenho do Pablo Picasso na minha parede! Apesar de já ter trabalho de ícones paranaenses como a Leticia Marquez, Frutuoso, Luiz Arthur Montes Ribeiro, Edu Tadeu, Lucas Gibim, Marilia Menon, Val Frei e outros amigos e amigas artistas! Se vocês não os conhecem, vale a pena! As obras são bárbaras! E, graças à Deus, estão vivos e perto da gente! Bem mais fácil conhecer a obra, não é?
O que podemos fazer agora é ter esperança que a vacina vença mais e mais e que o povo se conscientize! Enquanto isso, vamos aproveitar tudo o que podemos aprender e conhecer on-line! Torcendo aqui também para quando forem selecionados os artistas para os espaços do Sesc, possamos ir, ao vivo e a cores curtir as expôs, bate papos e cursos! E…colaborem com nosso querido jornal O LONDRINENSE no Catarse.
Boa semana!

Angela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.
Foto: Las Dos Fridas – Reprodução