Skip to content

Diário de quarentena: Artista não para nunca!

Ok, pessoal! Admito que “nunca” é muito tempo, mas vocês já perceberam que artistas não se “aposentam”? A arte não tem horário e dia para acontecer…Posso estar no chuveiro e lá vem uma ideia para um quadro; ou sossegadinha tomando café de manhã e surge todo um assunto para a coluna da semana! 

A tendência como artista é morrermos muito velhos e produzindo…Já disse que é uma benção e uma maldição ao mesmo tempo? Benção porque temos uma válvula de escape sensacional, podemos nos conectar com o invisível, com o imaterial e transformar em algo que todos podem ver, tocar e sentir.

Mas não conseguimos e não podemos parar… Nosso maior meio de equilíbrio como ser humano é a nossa produção! É descobrir novas formas de nos expressarmos, novos materiais e muitos assuntos diferentes um do outro…

Nossa mente é inquieta e precisa sempre de alimento, somos como usinas hidrelétricas: para produzirmos mais e mais energia, precisamos do movimento e de enormes fluxos de agua! No nosso caso, fluxo de informações. O pior são os períodos de recesso! Quando os assuntos não parecem tão interessantes a ponto de serem pintados ou desenhados!

Em pausa…. Foto: Acervo pessoal

O lado bom disso é experimentar novas formas de fazer a arte acontecer… No meu caso (e devo agradecer muito a Telma e a Mirella), é a oportunidade de fazer essa coluna toda semana! Numa fase de “deserto” criativo, pesquisar para a coluna, me ajuda a estar conectada com tudo de melhor que a arte traz, desde obras até artistas. Escrever me faz ter mais e mais consciência de como a arte é importante e imprescindível para nossa evolução como “gente”!

Espero que, nesses anos que a coluna existe, ela esteja ajudando as pessoas a conhecerem os artistas e o mundo das artes e que a arte continue ajudando a amenizar e a entender esse período louco que estamos vivendo! Sem esquecer que a arte também nos impele para as mudanças, nos inquieta e até perturba, nos faz pensar e saber pensar por si próprio é a verdadeira liberdade!

Que a arte esteja sempre nos nossos caminhos e que os artistas sejam inspirados e inspiradores para que, em todos os tempos, possamos ver nossa história como humanidade ser contada da melhor forma possível! Cuidem -se!

E ótima semana no meio dessa loucura que nos assola! 

Angela Diana

Foto: Ana Paula Barcellos


Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Foto: Matheus Viana no Pexels

Foto: cottonbro no Pexels

Compartilhar:

1 comentário

  1. Concordo plenamente!
    Gosrei da foto!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.