Skip to content

Conferência de Cultura, eminências pardas e etc…

Por Ângela Diana

Infelizmente, não pude ir no “encontro dos candidatos e candidatas a prefeito” na AML, nessa segunda passada (dia 9).

Massss consegui, através de alguns colegas e amigos, ver pedacinhos da coisa toda! 

E quando digo COISA, é isso mesmo! Como sou uma pessoa educada, estou tentando não escrever “a merda toda”! Ops! Saiu!

Foi citado a tal “maravilhosa primeira conferência de cultura de Londrina ” e o “fantástico PROMIC”….

E quando  a “magnífica maravilha” da conferência aconteceu, EU ESTAVA LÁ! Na primeira! E fui uma das 5 delegadas escolhidas entre todos os artistas da cidade, para participar! Fizemos reuniões de todos os setores: Casa de Cultura da UEL, associação dos artistas plásticos, artistas independentes e formulamos questões pra levar para conferência (quebrando a “lenda”, que os artistas , como crianças birrentas, brigavam entre si!).

O que eu vi lá? Vários políticos, secretário de Cultura e todos os interessados em cargos públicos no palco! Na verdade, quem deveria estar naquele palco do Zaqueu de Mello, éramos nós! Pois os palhaços ÉRAMOS NÓS!

O palco era um palanque!

O secretário de Cultura apareceu no encontro com os candidatos? Não pude ir, mas fiquei sabendo de tudo. E continuo indignada
Fotos: Freepik

Gente que nunca mostrou obras estava lá! Apenas para implantar o partido no meio da cultura!

Aquela palhaçada era apenas para que fosse votado que o secretário da Cultura teria direito a voto no PROMIC e no Conselho de Cultura da cidade!

Secretário da Cultura com direito a voto?

Um cargo que deveria ser apartidário, com alguém que tivesse, no mínimo, uma faculdade de administração cultural?

Daí veio a tal merda da “Rede da Cidadania”! Rede que acabou com todos os projetos que realmente davam certo na cidade! Como o do União da Vitória! 

PROMIC! Usado para que um mínimo de pessoas pudessem deitar e rolar com dinheiro que também era nosso!

No meio de uma baita crise de labirintite, fiquei imaginando se alguém perguntou para os candidatos e candidatas se  iriam devolver os petit pavês do calçadão ou se iriam colocar abaixo outros prédios históricos, assim como tantos já  foram, através dos anos. Se o secretário ou secretaria da Cultura (nunca dá pra saber quem está no cargo) finalmente apareceu, deu as caras como na primeira conferência, já que nenhum deles nunca aparecem! 

Tive também a informação que a pasta de cultura de Londrina é a que menos recebe dinheiro do estado e da federação (não a estelar, gente!)

Duas perguntas ficam na minha cabeça: será mesmo? E “a culpa é de quem”?

Imaginei também, que assim como aconteceu na primeira vez, políticos e politicagens apareceram em peso, para transformar a sala da AML em palco para comício!

Não, meus caros e caras! Vocês NUNCA fizeram NADA para a Cultura da cidade, com exceções do amigo Agenor Evangelista, que é um enorme guerreiro, e da amiga Edra Moraes, gente que está aí há anos dando o sangue e suor pela arte e que agora estão tentando mudar alguma coisa se candidatando!

Dou todo meu apoio pra eles, mas não acredito que consigam mudar nada!

Não por eles, mas porque aqui a cultura é considerada “cabide de empregos” e meio para que muita gente que só aparece uma vez há cada mil anos, suba de cargo e se “aposente” com muito dinheiro no bolso, enquanto artistas (e me coloco aqui) tenham que pegar bicos, trabalho em construção sendo burro de carga, pintar parede de prédio, fazer rifa, pedir pelo amor de Deus por migalhas, serem considerados loucos e bêbados, enquanto os “pombos” em seus puleiros ficam cada vez mais gordos.

Se alguém foi nessa mixordia, pleaseee, me falem se algum candidato ou candidata sabe quantos artistas e artesãos tem na  cidade, foram visitar algum atelier, sabem o que é fazer política cultural verdadeira, se já fez um levantamento de como Londrina é um pólo cultural, se conhece o trabalho dos artistas em seus bairros, desde músicos a artistas plásticos, se alguém assinou um documento oficial para reformar o Museu de Arte, o Zaqueu de Mello, o Teatro Municipal!

Se alguém fez um levantamento com os urbanistas, historiadores, sobre como restaurar os prédios históricos da cidade? 

Sabe o que vocês, candidatos e candidatas,querem? Apenas o nosso VOTO!

NESSA HORA, TODOS E TODAS APARECEM!

“Mas,Angela, só assim poderemos mudar alguma coisa?”

Não! Não muda nada.

O que é importante ninguém quer mudar! A máquina de fazer dinheiro aqui em Londrina é enorme! Senão porque tantos candidatos e candidatas querem ser prefeitos e prefeitas?

Para que mudar se o dinheiro chega!

Sabe QUEM FAZ ALGUMA COISA?

OS ARTISTAS!

Cada um em seu atelier, em seus bairros, dando o suor , aguentando pressões sociais, racismos, homofóbicas, machismo, falta de recursos , aguentando porque fazer uma porcaria de projeto pra essa merda de PROMIC ou qualquer outra lei de incentivo são pra poucos! De tanta burocracia! Burocracia feita pra que poucos tenham dinheiro, enquanto muitos tem que trabalhar duro, pra pagar a comida que coloca na mesa!

Londrina merecia pessoas que realmente amam essa terra vermelha e que saibam como gerir negócios e que tenha mentalidade de primeiro mundo em relação à cultura e as artes! Isso sem falar nos outros setores!

Que tédio, meu Deus! Até quando!?

ATE QUANDO?

Não vou desejar paz hoje, o que eu realmente desejo é que DEUS COLOQUE CONSCIÊNCIA EM QUEM PRECISA!

Ângela Diana

Com certo atraso - mas com uma boa justificativa - eu comento sobre as lindas cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Paris, onde a arte esteve presente em todos os momentos

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte

Leia todas as colunas de Arte

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.