Skip to content

Bordados e as linhas do destino

Por Ângela Diana

O que é o bordado? Você pode me responder: “Ah! São linhas em tecido, representando flores, pessoas e otras cositas más“…Pois é! Mas não é só isso… Se alguém aqui já leu as “Brumas de Avalon “, de Marion Zimmer Bradley, deve se lembrar de quando Morgana, ainda sacerdotisa de Avalon, fez jejum e orações e bordou signos mágicos na bainha da espada Excalibur, do seu meio irmão, o rei Arthur. Isso não foi uma “viagem na maionese” de Marion.

Bordadeiras, fiandeiras, aparecem em várias lendas e mitologias. O bordado, por si, só são desenhos, elaborados ou não, que podem estar em tecidos, papeis de vários tipos… Sim! Você já viu bordados em folhas de árvores? Existem! Hoje em dia está muito em voga os bordados de rostos, quase uma foto da pessoa feita com fios!

O Manto do Bispo – Foto: https://museubispodorosario.com/

Como falar de bordados sem citar Arthur Bispo do Rosário, Leonilson e um dos mais atuais, Alan Vila. E, aqui em Londrina, destacamos Olinda Evangelista. E… aqui vem uma surpresa boa! Aviso de spoiler! Estava eu na feira do MARL, com minhas humildes camisetas bordadas e Olinda, vendo as camisetas, me convidou para um projeto fantástico que ela está fazendo! Ahh, não vou dar mais spoiler, não! Pensando bem, vamos deixar como uma grata surpresa boa desse ano! Só adianto que será uma expo IMPERDÍVEL!

Bordado de Olinda Evangelista feito pro Projeto do Choro do Rio de Janeiro, à benção Pixinguinha, 2022 – Foto: Acervo pessoal

Data, local ,participantes merecerão uma coluna só para a Expo, então segure a curiosidade! Para quem quer aprender, além de bordadeiras fantásticas que temos nessa cidade, a dica é o site domestika.org, tem tantos cursos legais lá que dá vontade de fazer todos!

Bordados podem ser com linhas, linhas de ouro ou prata, pedrarias, miçangas, canutilhos… E rendas também são simplesmente BORDADOS! Rendas de bilros, guipure (ou guipir), para mim, verdadeiras obras de arte!

Bordado de Olinda Evangelista feito pro Projeto da Mônica Salmaso, Música A Santinha lá da Serra, de Vinicius e Moacir Santos, 2021

Curiosidade! Na Itália, temos a cidade de Murano, responsável pela fabricação de vidros e também a cidade (região) de Burano, que é conhecida pelos seus bordados. No Brasil, temos a região Nordeste, riquíssima com seu histórico de tanta arte e artesanato lindíssimos e, entre eles, o bordado! Outra região famosa é a Ilha da Madeira, muitos enxovais da década de 60 vinham de lá.

Que tal aprender a bordar e colocar todas as emoções com linhas, cores e formas para fora!? Dou todo apoio!

Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Foto: Acervo pessoal

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.