Skip to content

Artistas mulheres falando de mulheres

Por Ângela Diana

À todes, todas e todos apresento cada uma das mulheres que farão parte da expô “Coletivo Cotidianas“: Edra Moraes, Elisabete Ghisleni, Dani Chineider (que deu o “pontapé” inicial pra esse projeto cheio de potenciais e de mulheres artistas atuantes), euzinha aqui e, nesse momento, como convidadas: Estela Triunfo, Chris Vianna e A Cantoria!

Artistas mulheres do Coletivo Cotidianas estará expondo no SESC Cadeião Cultural, em Londrina. A montagem começa neste fim de semana
Trabalho de Edra Moraes

Na próxima coluna, semana que vem, falarei sobre todas as nossas artistas e sobre o grupo da Cantoria. Cada uma dessas artistas possuem projetos incríveis e, apesar de dispensar apresentações, é sempre bom frisar as obras e a importância do trabalho de arte para a comunidade em geral!

Estamos na fase (para mim!) mais deliciosa do processo de uma exposição: a montagem!

Artistas mulheres

Apesar da abertura oficial no SESC CADEIÃO ser dia 15 DE OUTUBRO, às 16 horas, domingo, vamos montar esse final de semana. 

Para quem for participar da SEMANA LITERÁRIA DO SESC, que acontecerá do dia 04 a 08 de outubro, já terá oportunidade inédita de ver as obras do COLETIVO.

Claro que, na abertura, teremos apresentações de performances de Estela, Chris e A Cantoria!  E não pessoal! Não darei spoilers das apresentações, só posso dizer que é imperdível!

Obra de Dani Chineider

Massss, voltando à montagem! Esse é um dos momentos mais bacanas porque podemos visualizar todas as obras juntas, comunicando umas com as outras, como pessoas tomando café numa enorme mesa , cheia de quitutes!

Aonde colocar, qual a distância,  que paredes, qual espaço das instalações…. Qual aroma terá essa expô? Quais as músicas nos representará? E, no final do dia, ver todas as obras finalmente colocadas estrategicamente, de uma forma que envolva cada pessoa que se abra os olhos, coração, ouvidos, que sinta o perfume vindo dos cantos da sala…

O feminino em toda sua força! Do divino ao mais cru dos vários mundos internos alí, desnudo para os olhos de todos, todas e todes!

É preciso muita CORAGEM para colocar numa “parede” ou no próprio corpo, sentimentos,  emoções, desejos, realidades múltiplas! E CORAGEM é o que não falta no universo feminino!

Sem mais delongas, segue nosso catálogo!

Obra de Elisabete Ghisleni

E de antemão nossos mais sinceros agradecimentos:

À nossa cotidiana Dani, pela semente plantada para que o cotidiano existisse. À nossa cotidiana Elis, pelas fotos impecáveis das nossas obras, captando a essência de cada trabalho, com nossos  mundos tão complexos! À nossa cotidiana produtora Edra, que elaborou catálogo e toda parte gráfica do grupo, colocando de uma forma sintética (como só escritoras são capazes de fazer) as obras e textos de cada uma de nós!

LEIA TAMBÉM

Ao meu querido amigo e fotógrafo Luiz Jacobs, que sempre, com seu olhar aguçado, colaborou com o meu retrato e do meu sobrinho e músico Bruno Gonçalves, na passagem do tempo nas nossas vidas!

A toda equipe do Sesc CADEIÃO:  Vivi, amiga querida; Borracha;  Lilian; Angela; Samantha, todas todes e todos que estão nesse movimento doido de buscar, embalar, montar, ajudar a cada uma de nós a levar, para o espaço físico do Sesc, nossos mundos sensoriais e imageticos!

Ao Paulo Troiano, pela trilha sonora, nos representando em forma de música! E fica aqui também uma pequena homenagem pelo trabalho do “Paulão Rock and Rol” pela difusão do nosso amado Rock e por tantas bandas que ele apresenta até hoje, graças a Deus e para o deleite dos nossos ouvidos!

À Cantoria, Estela Triunfo, Chris Vianna!

Ao O LONDRINENSE, que sempre dá espaço para arte e cultura!

E para que vocês não esqueçam, coluna que vem tem mais do “COLETIVO COTIDIANAS”.

Vou fotografar a montagem, para poderem curtir conosco cada fase do processo!!

Pax vobiscum!

Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte

Leia todas as colunas de Arte

Fotos: Divulgação

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.