Skip to content

Artistas do mundo: Gustav Klimt


Mesmo que vocês não tenham intimidade com o mundo das artes, tenho certeza que essa obra vocês  conhecem: “O beijo”! O autor é Gustav Klimt, austríaco, nasceu em 14 de julho de 1862 em Baumgarten, Viena, e morreu em 1918 na mesma cidade, de um acidente vascular, agravado pela pandemia de gripe espanhola. 

Mãe e Filho, Klint

Klimt frequentou aos 14 anos a escola de artes ornamentais de Viena e outras instituições importantes, mas cansado da arte “oficial ” criou com outros artistas o movimento da secessão de Viena. O grupo já estava engajado nos novos movimentos que surgia na Europa.

A figura feminina é uma constante na obra dele, assim como o ornamento, a cor dourada (ele aplicava folhas de ouro na tela), o simbolismo, a art nouveau e os desenhos eram suas expressões mais intensas. Ele veio de uma família de sete irmãos e dois deles trabalharam com ele, mas Klimt foi o único artista que se sobressaiu entre todos os alunos da escola ornamental, tornando-se um dos maiores artistas que temos no mundo!

Ele nunca se casou, mas teve vários filhos, manteve um relacionamento amoroso com Emilie Flogë, irmã da sua cunhada. Ela era diretora de um salão de moda importante. Emilie ficou a seu lado no leito de morte…


Retrato de Adele Bloch-Bauer, A Dama Dourada

Em algumas postagens já havia falado no filme “A dama dourada”, retrato de Adele Bloch-Bauer. Logo na primeira cena aparece Klimt com sua técnica de aplicar ouro na tela, e também o que aconteceu com o choquer de brilhantes de Adele, que aparece no quadro.

Lágrimas de Freya, Klimt

Nos últimos anos de vida, Klimt mudou seu estilo colorido e ornamental, passando a pintar com cores obscuras e menos detalhes, com toques expressionistas. Era como se fosse entristecendo (opinião muito pessoal!).

Conta-se que ele, muito contrariado com a arte acadêmica da época, parou de pintar por alguns anos… O seu retorno nos trouxe obras primas!

Bom, mais uma vez a dica da “A dama dourada”, sou fã! Coloque arte na sua quarentena! Eu recomendo!

Boa semana para todos!

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Foto Principal: O Beijo, de Gustav Klimt


Compartilhar:

1 comentário

  1. Olá, me apaixonei por este quadro “Lágrimas de Freya”.
    Fui pesquisar sobre as obras creditadas a Klimt, e não a encontrava.
    Encontrei publicações em outros idiomas, de amantes de Klimt, que a creditavam como se fosse da pintora Anne Marie Zilberman.
    Não encontrei sua biografia, mas Klimt era sua inspiração.

    Não sei se essas informações são corretas, mas deixo como sugestão e dúvida, caso alguém possa me auxiliar com isto.

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.