Por Ângela Diana
Hoje estou muito feliz!
Tive o prazer de conversar (um pouquinho) com um dias maiores grafiteiros do Brasil!
Binho Ribeiro (ou Fábio Ribeiro, São Paulo,1971)
Ele é um dos precursores da street art no Brasil e sofreu influências fortíssimas do Hip Hop, skate e break dos guetos de NY, em 1980. Tive a chance, em 1992, de ver dois dançarinos de break ao vivo e “à cores” , quando fui pra lá! Incríveis!
Binho é curador de projetos da street art como o Museu Aberto de Arte Urbana de Sampa (primeiro do gênero no país) e da Bienal Internacional de Graffiti! Além de ter criado sua produtora para estimular, difundir a a rte urbana no Brasil, desenvolve projetos personalizados para empresas e de parcerias com artistas internacionais, como a Madonna!

Jornalista, cenógrafo, já editou revistas sobre o Graffiti e o movimento Hip Hop e skate, também tendo seu trabalho divulgado em livros como “Grafitti São Paulo (06) e “Grafitti Brasil (05).
Alguns cenários feitos pelo Binho: Skol Hip Hop, Criança Esperança e Coca-Cola Vibe Zone!
Ilustra figuras nas latas do nosso querido achocolatado Nescau e campanhas pra Brasil Telecom.
Cenários para cinema? Fez também! “O bicho de sete cabeças” (Brasil, 2001), “Antônia” (Brasil, 2006) entre váarios outros!

Programa na rádio
Jornalista, editor de revistas, empreendedor, cenógrafo, apaixonado pela arte e a novidade em primeira mão: Binho fará um programa na nossa querida ANTENA ZERO, de São Paulo!
(Para quem não sabe, já fizemos por alguns anos o DNA ROCK PARANÁ e daremos continuidade no DNA ROCK BRASIL, pela rádio!)
Binho já está trabalhando na parte de imagem para a rádio e o programa. Logo mais trago todos os detalhes, já que estão em discussão e preparando, com CERTEZA, mais um programa para arrasar!
Eu não falo que a arte se comunica com tudo e cabe em todos os lugares?
Digite “Binho e Grafitti” no Google que tem um material extenso sobre todo o trabalho dele!
Mas, segue aqui o link do site dele
Porque fiquei feliz? Além de conhecer esse artista fantástico e agora ter o Binho nos meus contatos (lembrando que artistas fazem parte de uma grande tribo, amém!), ainda pude fazer uma ponte entre a rádio e o nosso também querido jornal olondrinense.com.br!
Para mim, tanto a rádio quanto o jornal são extremamente importantes e encabeçados por pessoas corajosas e extremamente éticas! (Telma Elorza e Suzi Bonfim no Olondrinense e Flávio Chiclé, na Antena Zero).
Simmm! Adoraria que pudéssemos trazer o Flávio para um podcast com a Suzi e a Telma!
“Sonho meu..sonho meu..”
Fico por aqui hoje! Apenas uma pincelada do trabalho do Binho e suas grandes obras!
Pax vobiscum para quem merece. Para os outros psicopatas do mundo, desejo distância
Foto principal: Acervo pessoal do artista
Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte
Leia todas as colunas de Arte
Fotos: Acervo pessoal
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.