Uma vez tive uma discussão (muito construtiva, aliás…) com uma das minhas professoras de design, sobre o que o artista faz e o que o designer faz… Ela havia dito que o artista plástico faz para si e o designer para um público.
O que precisa ser deixado bem claro é que depende do objetivo! Artistas plásticos tem feito murais, quadros e esculturas para serem expostos ao ar livre e fazem por encomenda pelas igrejas, prefeituras ou particulares, qual a diferença então?
Designers criam objetos “utilitários”, nem sempre os objetos ou as obras dos artistas são criadas para serem usadas no dia a dia, mas para serem apreciadas ou causar outras reações, como o mural “Guernica”, de Pablo Picasso. Mas as fotos das partes do mural já viraram posteres, calendário, canecas, capa de agenda…Dá para sentir aonde está a diferença e aonde uma profissão cruza com a outra? Longe de serem rivais, elas se complementam.
Na década de 20, mais precisamente em 12 de abril de 1919, foi fundada na Alemanha a Bauhaus, uma grande escola que reunia artesãos, artistas plásticos e arquitetos. A escola era tão importante que foi fechada pelo governo nazista, mas durou anos e é referência até hoje, lá nasceu o design!
Sabe aqueles móveis de tubo? Bauhaus. E aquela chaleira que apita quando a água esquenta? Bauhaus. E móveis leves, com rodinhas? Sim! Bauhaus também! Se pegarmos imagens dos objetos e móveis fabricados na época levaríamos um choque, pois são ainda contemporâneos, práticos e belos, vão desde ferros de passar roupa à móveis e tapeçarias…
O estilo Bauhaus tomou conta da Europa, Estados Unidos e Brasil. Grandes artistas passaram por lá, arquitetos, artesãos…Mas como nada é perfeito, mesmo sendo tão arrojada, o número de alunos e professores homens era muito alto, sobrava muito pouco para as mulheres, mas isso é assunto para outra coluna.
Artistas plásticos podem criar objetos, mas, no nosso caso, eles podem ser utilitários ou não. Quando se cria uma obra tridimensional usando várias técnicas como a pintura, escultura, desenho, colagem, chamamos de “objetos”. Pablo Picasso fez vários, inclusive na sua fase cubista (Bom! O que ele “não” fez?)
Artistas como Salvador Dali, Hélio Oiticica, Adriana Varejão, Frutuoso entre muitos outros criam e criavam objetos de arte.
Antes de mais nada, devo dizer que sem as artes plásticas e todo o estudo de vários existiram antes de nós, nem a escultura, nem o design não existiria. Colocar a arte e os artistas como inúteis é antes de mais nada uma tremenda ignorância, para dizer o mínimo, e assim como o artesanato! Tudo é importante e se complementa!
Nem tudo o que é belo é para ser usado, ela pode ser uma fonte de inspiração!
Bom dia para todos e que o verão venha!
Fotos: Acervo pessoal
Angela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.