Por Ângela Diana
Pois é, pessoal! Assunto sério, mais serio ainda hoje! Vamos falar de Londrina! Você sabe que, pela lei da transparência, todos os salários dos funcionários públicos estão disponíveis para todo cidadão certo (vai o link ai)? Ok! Você vai ver quanto ganha a diretora ou diretor do Museu de Arte de Londrina, secretário da Cultura, etc. Pois bem! A pergunta que não quer calar: com salários altos assim: O QUE ESTÁ SENDO FEITO PELA CULTURA DE LONDRINA E PORQUE O MUSEU DE ARTE DE LONDRINA ESTÁ FECHADO (Porque, se até o momento, você tiver uma informação diferente dessas, por gentileza, me passem)?
Cadê os projetos para o Museu, as expôs, a reforma, as melhorias e infraestrutura mais do que necessárias? Ou isso ou fecha o prédio de vez e acaba com cargos dentro do museu e que esse dinheiro vá para produtores ou projetos estratégicos que faz ANOS que a bendita secretaria NÃO TEM!
Não vou citar nomes, aliás, conheço muita gente na secretaria e sempre me trataram muito bem… Mas o problema é mais embaixo! Bemmm embaixo! Queremos saber, nós que comemos o pão que o diabo amassou com a bunda (E nem com o rabo), O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA A CULTURA E OS QUE FAZEM ESSA CULTURA AQUI!
Chega de pagar imposto até na tinta e NADA DE RETORNO PARA A COMUNIDADE QUE JÁ TEVE QUE TAPAR BURACO DE PRÈDIO NA SECRETARIA.
Na primeira gestão do senhor secretário que está agora, fechou-se as portas da sala Antônio Teodoro e todos os lugares para os artistas plásticos da cidade. Na época, tive que ouvir do mesmo senhor que tínhamos que parar de ” mamar nas tetas da Secretaria de Cultura”! “Mamar”!
Vai ver quanto entra na minha conta do banco como artista e quanto entra na conta dele! Eu trabalho todos os dias e tiro do MEU bolso para fazer meu trabalho! Eu e mais toda a tribo de artistas plásticos e que conheço (e isso sem falar de outras categorias das artes)! Quem mama na teta de quem?
Há anos sabemos, por baixo dos panos de desvios, etc. e nunca conseguimos provar! E nunca vamos conseguir! Só estamos aqui “pastando” os efeitos da falta de consciência e competência!
Que a carapuça caiba pra quem é de direito! Tô P.U.T.A!
Ou todos nós temos a chance de ganhar altos salários ou ver nossos projetos aprovados sem cortes ridículos pelos mesmos de sempre ou está na hora de todos esses altos salários serem revistos! Eles saem dos NOSSOS IMPOSTOS! Ou paramos de pagar imposto e usamos para fazer nossas obras!
Se a secretaria não serve pra mais nada e nem o museu, que se fechem as portas!
É, gente! Diretor de museu tem que ter curso, aliás cursos, e secretários de cultura tem que saber de gestão cultural e contemplar todos os criadores da cidade! Minha vontade é xingar, mas minha mãe criou uma pessoa educada! Às vezes, acho que infelizmente!
Mais de 30 anos de trabalho, vendo gerações de artistas passando os “os tubos” para termos um museu e para Secretaria de Cultura não acabar e olha o que virou para gente: NADA!
O que seria legado para novas gerações de artistas NÃO EXISTE! TUDO ÀS MOSCAS! Aliás, carunchados, cheios de cupim, ratos…
Quero RESPOSTAS! COMO ARTISTA E CIDADÃ, QUERO RESPOSTAS!
QUAIS AS POLÍTICAS CULTURAIS PARA A CIDADE, O QUE ESTA SENDO FEITO PELO MUSEU, QUAIS OS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA SECRETARIA PaRA TODOS OS CRIADORES.
E nem me venham falar do PROMIC, parem de achar que é uma maravilha, já cansei de ver projetos bons indo pro saco com desculpas ridículas e sempre os mesmos entrando!
Se você quiser tampar o sol com a peneira, azar! Eu não devo nada para ninguém, já fiz projetos, já vi como funciona por dentro desse sistema podre, e quero incitar os produtores que estão HÁ ANOS SOFRENDO FAZENDO BICOS, ANDANDO DE PORTA EM PORTA PARA MENDIGAR RECURSOS QUE, AFINAL DE CONTAS, SÃO PARA PROJETOS DE ARTES!
E chega de altos salários! Tem produtor cultural que na pandemia passou fome! Enquanto outros comeram, se não caviar, camarão! Com NOSSO DINHEIRO DE IMPOSTOS!
EXIJO UMA RESPOSTA! QUAL A POLITICA PÚBLICA PARA AS ARTES NESSA CIDADE? Exijo!
E quer saber de uma historia? A primeira vez do nosso “querido” secretário na gestão, ele me fez perder um ano suado de trabalho, eu tinha uma expo marcada na secretaria e, na época, o governo mandava verbas, para um coquetel e convites, o que era 1% da obrigação dele, já que são os ARTISTAS QUE CARREGAM O NOME DA CIDADE EM SEUS CURRÍCULOS, QUANTO MAIS CONHECIDOS NO MUNDO, MAIS A CIDADE GANHA! E NÃO O CONTRÁRIO! Eu precisava de UMA assinatura do próprio, ele demorou tanto para assinar e, se me lembro, por razões muito mal explicadas, tirou os catálogos e convites, que perdi todo o trabalho de quatro anos, pois ia chamar o povo pra expo como na época? Sinal de fumaça?
Uma total falta de respeito com um colega, falta de ética da secretaria e, infelizmente, burrice a minha que na época confiava tanto na secretaria que não assinávamos contrato! Porque, se assim fosse, eles teriam que responder processo. Hoje em dia, só faço expo com contrato! Só tive prejuízo, mas com certeza o salário alto dele continuou sendo pago! Funcionário público presta serviço para o público! Ponto!
Deixa eu explicar muito bem! EU não concordo com ataques ou mal educação com ninguém, e tenho muitos amigos que foram funcionários públicos, assim como minha mãe, mas sempre vi o trabalho árduo e a luta pela melhoria dos serviços para a comunidade! Mas, não vejo mais isso pela cultura!
Sandra Joia, foi uma das pessoas que mais lutaram pelo museu. Para ela, meus parabéns! Fez muito pelos artistas, com todo respeito, e fez mais do que as funções dela. Agora precisamos de um diretor ou diretora de museu que tenha Museologia! Precisamos de técnicos especializados, reformas estruturais do prédio! “Não tem dinheiro”? Se virem! Dinheiro tem sim! Só saiba que ninguém tem nariz de palhaço aqui! Londrina é rica! Ou a cidade volta a ser polo cultural ou morre!
Angela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Siga minhas redes sociais @angela_dianarte e @produtosdoimaginario
Foto: Museu de Arte de Londrina/Arquivo/Prefeitura