Por Ângela Diana
Lembra numa coluna anterior que falei que estava fazendo a “décima” mudança de ateliê na vida?
Pois é! Você acha que terminei? Não! Aquela história, né? “Já que estou aqui na bagunça, vamos dar uma geral antes do ano novo”! Para mim, o Natal já deveria ser agora e esse ano frustrante já poderia estar no fim!
Sendo assim, lá vou eu… Troquei o lugar dos quadros, troquei com o marido as salas (o estúdio era na parte de cima da casa), carreguei obra escada abaixo, escada acima… E como ainda tem muita coisa tudo junto, como arrumar bijoux, material de pintura, material de escultura, acervo, material de bordado, material diversos? “diversos” quer dizer: insetos de borracha, bolinhas de gude, flores artificiais, tecido, agulhas até de fazer canal, bocas de gesso, manequins, camisetas…”Que tal ajeitar, né, Angela?”
Daí, vem a parte de “já que estou aqui”… vamos lá arrumar e limpar os armários da cozinha, dos quartos, doar roupa, sapato, panelas, o que for de uso… Bacana seria se pudesse diminuir tudinho!
Aiaiai…. Daria para sobrar espaço, né? Nãnaninanão…. Joga, joga, joga e mesmo assim….coisa amontoada!
E olha que não sou acumuladora… apesar de ter minhas coleções de canecas, latas, anjos ….Tudo guardado para não “pesar” visualmente.
Tenho obras grandes, acervos de obras de amigos e amigas artistas, muitas ferramentas (ô coisa que amo! FERRAMENTAS!)
Mudança e a vida acontecendo
E, a vida, né? Alimentar os filhos de 4 patas, cuidar da mãe, dar atenção ao marido, fazer os trabalhos para atender clientes, fazer a coluna, estudar, “rezar, comer, amar” (não tem como não lembrar do filme! Ou será que é “comer, rezar e amar”? Ih, esqueci! kkkkk)
Conclusão: ainda falta um pouquinho para colocar minha sala de desenho em ordem, jaqueta da amiga para terminar de bordar, camisetas que quero vender nas feiras e no Instagram, currículo para colocar em ordem e provas para fazer …E pautas para a coluna.
Não sei como tem gente que dá conta… E quem ainda tem filhos? Não sei como a a gente, que é mulher, consegue colocar tanta coisa nas costas e achar que temos que ser perfeitas! Não sei porque colocamos na nossas cabeças que somos deusas! E não! Não tenho dinheiro e nem tempo nesse momento para Pilates, academia, dança ou algo assim…
Eu estou envelhecendo e não tenho vergonha de nenhuma ruga, de nenhum cabelo grisalho, não tenho vergonha de dizer que o corpo inteiro dói por ter carregado igual “burro de carga” material e quadros nas costas, não tenho vergonha de dizer que muitas vezes não tinha – e ainda posso não ter grana – pro busão e quantas vezes andava a pé…
Fiz e faço pela arte.
E sempre vou fazer, enquanto estiver viva.
Não ligo se estou com o pescoço enrugado ou uma barriguinha saliente no momento (isso logo resolvo quando voltar a fazer caminhada), eu ligo se sinto que a minha mente está “enrugando”, ligo para injustiças comigo e com os outros, ligo para a desonestidade, a calúnia, a encheção de saco de quem não come um “saco de sal” junto com a gente, ligo para críticas de pessoas que já estiveram no buraco como eu, como todo mundo….
É fácil dizer o que você tem que fazer, quando a vida lhe joga para cima. O difícil é continuar fazendo , mesmo que a vida lhe coloque num buraco e feche o poço!
Além de ser a tartaruga que carrega a mudança nas costas, sou aquela que, devagar,vou chegar lá! Mesmo que o “lá” dure apenas um momento…
Sonhos não morrem, apenas precisam ser adaptados…
Para você que teve muitas decepções como eu, principalmente esse ano, só posso dizer: NÃO DESISTA DA PESSOA QUE VOCÊ QUER SER!
Mas nunca para provar NADA para ninguém, apenas para que você encontre SUA paz interior!
Afinal, a vida não passa de momentos de desilusão, regadas com chocolate para quem gosta ou açaí com Nutella como é o meu caso…
Quem faz a transformação disso para paz é você!
E lá vou eu…de volta para o trabalho!
Pax vobiscum
Ângela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte
Leia todas as colunas de Arte
Fotos: Acervo pessoal
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.