Skip to content

A primeira coletiva do ano

Por Ângela Diana

Para quem mora em Curitiba, a dica de hoje é ir prestigiar a expo do Instituto Montes Ribeiro, do meu amigo Luiz Arthur! Já fiz uma coluna sobre o trabalho dele, como um dos melhores curadores do estado e como artista plástico (ele também é chef de “cousine”!).

Ele foi o único que veio para Londrina e outras cidades e levou os artistas para o então Centro Cultural Brasil – Espanha. Foram anos intensos, pois Luiz Arthur viajou pelas cidades do Paraná, conheceu nossos ateliers, e foi levando todos para coletivas no Centro! Coletivas, com “C” maiúsculo, tudo profissional, coquetéis, palestras ou lançamentos de livros junto, fotos nossas e das obras… Foi mágico! 

O auge foi o lançamento do catálogo geral no Banco Banestado, uma gigantesca galeria, com uma das montagens mais bem feitas que eu já vi e com o embaixador da Espanha prestigiando e abrindo a expo! Tivemos o catálogo, como prometido e assinamos contrato com o centro. ISSO É RESPEITO! 

Quando, infelizmente, o centro fechou, Luiz Arthur nos pediu permissão por escrito se poderíamos doar as obras para o então Instituto Montes Ribeiro de Curitiba. Lógico que topamos! Já tivemos uma coletiva maravilhosa do acervo, bem antes da pandemia e, agora, com a reabertura do Instituto, essa expo em homenagem as mulheres artistas! IMPERDÍVEL! 

Nomes como Frutuoso, Moizes Silva dos Santos (na época, meu aluno), Leticia Marquez, Claudia Rezende, Regina Menezes, tantos maravilhosos e maravilhosas artistas participaram das coletivas e estão no catálogo do centro, que, claro, guardamos com carinho e com ótimas lembranças, de respeito e reconhecimento por nosso trabalho!

O catálogo – Foto: Acervo pessoal

Precisamos de mais curadores como Luiz Arthur! Gente disposta e que saiba dar valor à arte e aos artistas paranaenses.

Antes do centro fechar, a coletiva iria para Espanha, mas, infelizmente, não  foi possível. 

Meu maior sonho de “consumo”: curadores e marchands que fizessem como meu querido e talentoso amigo, que viesse em nossos ateliers e levassem nossas obras para fora do país, para as feiras de arte de Miami, por exemplo, ou para bienais de Sampa e de Veneza! Mesmo com fé, duvido! Luiz Arthur tem um só, e marchands e curadores andam atrás de quem já está no topo…

Mas, continuamos na produção! Artista nunca para! E se eles não vão atá nossas obras, nós levaremos elas, ou a vida leva, pois,  assim como nossas vidas e os livros, as obras também tem seus destinos!

Dica dada da semana: expo e reabertura do Instituto! Tenho certeza que vão sair de lá com a alma recheada de arte! O que nessa vida caótica é maravilhoso!

A exposição Mulheres na Arte fica até 29 de abril, no Instituto Montes Ribeiro, na Rua Vicente Machado, 160, conjunto 61, Centro, Curitiba. Abre às quartas, quintas e sextas das 14 às 20 horas; sábados, das 10 às 14 horas.

Boa Páscoa! Que Cristo, em todas as suas faces e nomes e crenças, renasçam  no coração de todas, todos e todes!

Foto: Ana Paula Barcellos

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Siga minhas redes sociais @angela_dianarte e @produtosdoimaginario

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.