Skip to content

A arte feita para pisar

E algumas dicas para você, que é artista e artesão, dar sua contribuição para sua comunidade

Por Ângela Diana

É, pessoal! Arte para “pisar”!

“Mas, Ângela, como assim”?

Tapetes, pessoal! Você já pensou que tapetes são feitos por artistas? Mesmo aqueles que são feitos para serem reproduzidos, um designer fez o projeto.

LEIA TAMBÉM

Pergunta! Por que alguns tapetes (geralmente, os persas) são tão caros?

A arte da tecelagem é uma das mais antigas da humanidade, desde plantar linho ou algodão, fiar, tingir.

Em épocas passadas, certas cores eram dificilímas de encontrar, como a cor púrpura. Até hoje essa cor é associada à altos graus da Igreja Católica ou a realeza!

Foram mais de três mil anos tecendo tapetes que o povo árabe, no geral, chegaram à maestria…. Mas, o interessante é que sempre, quando estão tecendo, eles deixam propositalmente um defeito no tapete! Pois , para alguns povos muçulmanos, só Alá é perfeito! O que eu acho, pessoalmente um pensamento maravilhoso.

(O ser humano quer ser perfeccionista e até adoece, e isso para mim é pura arrogância. Não somos deuses! E esses artesãos nos ensinam a humildade perante o universo.)

E falando de tapetes, gostaria de contar que recebi um convite inusitado esta semana do grupo da nossa paróquia (sim, gente eu sou espiritualista, mas tambem vou à missa! Gosto do ritual e sou brasileira, né! Precisa falar mais?)

Ajudar a fazer uma pequena parte do tapete de Corpus Christi…

Essa é uma das artes populares mais efêmeras e lindas que temos!

Os tapetes são feitos de flores, pó de serra colorido, sal grosso e são feitos para durarem algumas horas!

Os desenhos super coloridos e absurdamente criativos, feitos pelas equipes das pastorais, é um lindo espetáculo da fé católica.

Aliás, em várias religiões e doutrinas existem movimentos assim, em que a arte se une para honrar a fé e servir para a comunidade!


LEIA TAMBÉM

Como é a primeira vez que vou participar, deixo para proxima coluna escrever sobre a experiência e, com certeza, vou aprender muito com todos que já fazem o tapete há anos!

Conto tudinho depois!

Uma das coisas que mais gosto de fazer é pintar imagens de santos! Por incrível que pareça, todas as vezes que eu tinha algum grande problema para resolver, me caia nas mãos alguma imagem para arrumar, pintar ou refazer. Já fiz isso para amigos, para a igreja, uma imagem da Sagrada Família que fica na cozinha da paróquia e a que mais me bate o coração: uma imagem enorme de Nossa Senhora das Graças que, além de refazer as mãos, repintei. E meu amigoirmão Frutuoso (que faz anos que também usa sua arte para contribuir para a igreja) fez um halo de estrelas de metal que colocamos nela!

Hoje, ela está na entrada do Salão das Pastorais.

Entendam que antes de conhecer o espiritismo e a umbanda, fui batizada, crismada e fiz a primeira comunhão, moro há 40 anos no bairro e a paróquia tambem faz parte da nossa história, assim como as maravilhosas pessoas, mulheres que mantém tudo funcionando.

Se eu pudesse escreveria sobre todas elas. Mas cito aqui Dona Almerinda. Ela toca, canta e até já fez música para a campanha da dengue! Ela é uma compositora nata (mas falarei mais dela, pois aqui também é um espaço para os artistas que não são citados com tanta frequência quanto merecem!).

Artistas e igrejas sempre estiveram ligados! São de autoria de artistas anjos com asas, nossas senhoras maravilhosas, ícones russos, desenhos geometricos nas mesquitas, livros sagrados decorados.

Dicas para o artista que quer contribuir para sua paróquia, centro, lugares de orações: procure quem são as pessoas responsáveis pelo lugar, converse com o frei, padre, dirigentes dos centros. Apresente-se como artista e mostre seus trabalhos.

Foto: Acervo pessoal

Sempre me lembro do centro “Cantinho do Pai João”, que tem um altar lindíssimo todo pintado na parede, com todos os santos coloridos.

Geralmente quando faço qualquer trabalho para a igreja eu não cobro, é uma forma de devolver para Deus o talento que me foi confiado.

Um dos meus sonhos: poder pintar o Cristo Ressuscitado que tem no altar! E, lógico, como Matisse, Leticia Marquez, Miguelangelo e tantos outros artistas, poder pintar uma igreja! Se possivel, cheia de arcanjos e anjos! (Anjos sempre!)

Tirarei fotos e postarei na coluna.

Se alguém tiver fotos de tapetes de Corpus Christi mande para mim!

E quem tiver dicas de técnicas para esses tapetes, me mande também!

Pax vobiscum para todas, todes e todos!

Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Foto principal: Freepik

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.