Estudantes do Senai participaram da maior competição de educação profissional do mundo
O LONDRINENSE com assessoria
O londrinense Leandro Moreira, do Senai Londrina, foi um dos destaques da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que aconteceu em Kazan, na Rússica, em agosto. Ele conquistou a medalha de prata na categoria Computação na Nuvem. Os jovens Eduardo Felipe Benvegnir, do Senai Cascavel, e Lucas Constancio Lenzi, também do Senai Londrina, receberam certificado de excelência nas categorias Tecnologia Automotiva e Redes de Cabeamento Estruturado, respetivamente. Eles e outros dois estudantes do Senai no Paraná participaram da competição, concorrendo com outros 1.354 competidores de 63 países.
Na categoria em que Leandro competiu, a ideia era arquitetar e implementar a infraestrutura de TI em um ambiente de nuvem público, migrando o armazenamento externo e propondo a elasticidade de recursos com soluções que melhor atendam às necessidades das organizações.
No ranking geral, o Brasil foi o terceiro colocado. Ao todo, 63 jovens representaram o país na competição. “Estamos muito felizes com o resultado, pois mostramos a força do Senai no Paraná para o mundo. Além disso, nossos jovens demonstraram força e muita competência”, conta Marcos Pires, delegado técnico da equipe paranaense.
WorldSkills 2021
A próxima edição da WorldSkills já está marcada para acontecer entre os dias 22 e 27 de setembro de 2021, em Shangai, na China. Trinta e dois estudantes do Senai no Paraná já foram selecionados para participar da etapa nacional, que classifica para a etapa final.
A WorldSkills é uma competição que, há mais de 65 anos, reúne alunos de ensino técnico para competirem entre si, demonstrando habilidades individuais e coletivas correspondentes a seus cursos. Realizada a cada dois anos, jovens de países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades referentes às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.
Foto: Divulgação Senai