Medidas restritivas foram aplicadas e só entra nas celebrações quem se cadastrou e retirou seu voucher. Missas, no entanto, estão sendo transmitidas on-line
O LONDRINENSE com assessoria
A fé que move montanhas também atravessa as fronteiras pela internet. E é assim que boa parte dos fiéis católicos estão participando das festividades de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada nesta segunda-feira (12). Em Londrina, as missas presenciais no Santuário de Nossa Senhora Aparecida estão sendo realizadas com restrição de público e todos os cuidados dos protocolos de saúde. Por outro lado, todas as celebrações estão sendo transmitidas on-line, no Facebook do Santuário.
“Tivemos de nos adaptar à nova realidade, mas, vejo que a internet nos ajuda a potencializar a mensagem de Deus, as orações a Nossa Senhora Aparecida”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz. Anualmente, o santuário recebe até 3 mil pessoas por celebração. Desta vez, são apenas 250 pessoas por missa, além da equipe de trabalho e apoio. “Só entra quem estiver com o voucher. Depois que todos estão sentados e se houver lugar disponível, nós vamos permitindo que entrem aqueles que não realizaram o cadastro”, diz o sacerdote.
Apesar dos tempos difíceis, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, está ganhando importância estadual. Neste ano, dois bispos da região vieram celebrar missa: Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio, e Dom Antônio Braz Benevente, bispo de Jacarezinho. Além deles, Dom Geremias Steinmetz vai presidir duas celebrações às 15h e 18h, respectivamente transmitidas pelas rádios Alvorada e Paiquerê (15h) e pela TV Evangelizar (18h), justamente para permitir que quem não pode comparecer acompanhe as celebrações.
Foto: Ernane Roberto/Divulgação