A arquiteta Silvana Panichi dá ideias para deixar sua casa mais aconchegante durante o inverno
Equipe O LONDRINENSE
O frio está na moda e, para dribla-lo, é preciso muita criatividade. Em casa, principalmente, alguns pequenos truques podem deixar o ambiente mais aconchegante e mais quentinho. E o melhor? Sem gastar muito. Não são apenas os tapetes e as almofadas os itens que ajudam nesse processo. Outros aspectos também podem ser feitos. “Não precisa de muito para ajudar a deixar a sala, os quartos e até a cozinha mais aconchegantes e quentinhos nesse inverno”, explica a arquiteta Silvana Panichi.
Além da xícara de chocolate quente, é possível espalhar pela casa alguns itens de decoração que dão uma sensação menos fria ao ambiente. Por isso, a arquiteta elencou algumas dicas de como fazer isso fugindo da instalação de ar-condicionado e lareiras. “A cada inverno, os itens podem voltar com força e reaquecer os ambientes”, ressalta. Veja as principais dicas:

1. Almofadas: mudar as capas das almofadas do sofá por tecidos mais felpudos e quentinhos é uma ótima opção. Aproveite que as capas precisam ser lavadas de vez em quando e tenha opções de camurça, por exemplo. Quem não gosta de ficar abraçado com uma dessas? Hoje em dia há opções antialérgicas, que não causam problema algum.
2. Mantas: distribua mantas pelos ambientes: sofás e cadeiras, por exemplo, podem muito bem ter uma manta paradinha ali, tanto para quando as pessoas forem se sentar, quanto para ajudar a decorar de forma mais quentinha o ambiente.

3. Xales: outra opção, em vez das mantas, é distribuir xales pelos cômodos e móveis. Se a manta dá um caráter mais íntimo, o xale ajuda a aquecer as visitas quando a formalidade for um pouco maior que a informalidade da ocasião. O importante é deixar todo mundo à vontade.

4. Cortinas: mude-as! Prefira tecidos com tramas mais fechadas, que evitam a passagem das correntes de ar segurando o frio e evitando que o ambiente fique gelado. O mesmo vale para o calor, quando se deve preferir cortinas com tecidos mais leves.

5. Tapetes: sem dúvida alguma os tapetes são itens muito importantes na hora de aquecer o ambiente, principalmente nos de hoje em dia, cujos pisos preferencialmente são mais gelados, como os mármores e porcelanatos. A dica vale para o quarto, como colocar tapetes ao lado da cama, e também para o banheiro e lavabo.

6. Lâmpadas: algumas ajudam a aquecer o ambiente ou alguns filtros podem contribuir para deixar os espaços menos frio. Os filtros, entretanto, devem ser específicos, pois adaptações caseiras podem causar incidentes. Um tom âmbar, por exemplo, é mais quente que uma luz branca e fluorescente. Os tons amarelados são menos frios.

7. Madeira: detalhes, objetos e outros itens de madeira dão uma sensação de uma ambiente mais aconchegante e quente. Pode ser uma cadeira ou uma mesa na sala, por exemplo, ou então decorações na cozinha, como uma cesta de frutas, quadros pendurados pela parede, entre outras coisas.
8. Plantas: o uso de mudas, arbustos ou árvores não necessariamente esquenta o ambiente. Mas, há truques para provocar uma sensação de que se está menos frio. O verde das plantas traz frescor, por isso, opte por vegetais com tonalidades mais escuras, que passeiem por espécies roxas ou avermelhadas. Ou ainda que tenham galhos à mostra, para dar um clima de outono e inverno. Uma iluminação bem feita nas plantas ajuda, e muito!

9. Velas: são românticas e não saem de moda. Podem ser usadas à vontade nos ambientes que vão realmente dar uma esquentada na casa. Mas, cuidado para não esquecê-las acesas por aí nem deixá-las desprotegidas.
10. Outros: jogar almofadas no chão, pendurar mantas pelas paredes e até acender um incenso perfumado podem ajudar a transformar os ambientes em locais mais aconchegantes e quentinhos. Quem é que não vai querer ficar em casa desse jeito?
Fotos: Pixabay