Castramóvel atinge a marca de 20 mil esterilizações de cães e gatos em Londrina

Serviço é totalmente gratuito e até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo pelo Município; durante o procedimento, também é feita a microchipagem dos animais

O LONDRINENSE com assessoria

O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (Castramóvel) ultrapassou a marca de 20 mil esterilizações de cães e gatos, desde o seu lançamento, em março de 2020. O programa atende cães e gatos de pequeno, médio e grande porte que pertençam às famílias com renda de até três salários mínimos, protetores independentes e organizações de proteção animal.

O serviço é gratuito e até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo. O procedimento de esterilização é realizado por dois veterinários e dois auxiliares, por turno, em um trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos. O trabalho também conta com dois auxiliares administrativos, por período, que atendem na triagem, e sete pessoas que atuam no atendimento ao público, internamente, atendendo ligações e organizando a agenda.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Londrina, que em 2022 tem o orçamento de R$ 1.250.000,00 para a realização dos procedimentos. Além da castração, também é feita a microchipagem, um procedimento simples que identifica a posse do animal e coíbe o abandono e maus tratos. Todas as famílias atendidas pelo serviço recebem orientações sobre posse responsável, para que garantam o bem-estar dos seus animais. Após a cirurgia, o programa fornece ao tutor a medicação prescrita pelo médico veterinário.

Foto: Emerson Dias

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que a castração evita diversas doenças, reduz o risco de abandono e de fugas e contribui para a diminuição da superpopulação pet. “É uma política pública inédita na cidade, muito importante, que se configura como exemplo para o Brasil”, apontou.

No primeiro ano do Castramóvel, de março de 2020 a fevereiro de 2021, foram feitas 7.080 esterilizações. No segundo ano, de março de 2021 a março de 2022, foram 11.514. No terceiro ano do programa, de abril de 2022 até o momento, outras 1.520, totalizando 20.114 procedimentos. Atualmente, são feitas cerca de 50 castrações por dia.

O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lyonel Martinez, reforçou que todo o procedimento do Castramóvel é gratuito, ou seja, o beneficiário não precisa pagar nenhuma taxa.

A castração em cães e gatos, além de evitar a procriação descontrolada, ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas o câncer. Também promove a redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a Raiva e a Leishmaniose.

Cadastro – Para se cadastrar no programa, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (43) 99997-9755. Em seguida, é enviado um link para que o interessado faça o cadastro, que passará pela avaliação da equipe técnica do Castramóvel.  Depois, os profissionais entram em contato com o beneficiário, para fazer o agendamento do dia e horário do procedimento, conforme a disponibilidade da agenda. É preciso ter em mãos um documento pessoal, assim como comprovantes de endereço e de renda.

Foto: Emerson Dias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.