Carnaval: veja o que funciona em Londrina durante o período

Prefeitura decretou ponto facultativo nos órgão municipais na segunda (28), terça (1) e quarta-feira (2). Serviços de emergência atenderão normalmente. Comércio e transporte coletivo funcionarão como dias úteis

Telma Elorza com assessorias

O LONDRINENSE

O prefeito de Londrina decretou ponto facultativo para secretarias municipais e órgão públicos municipais na semana do Carnaval. Pelo decreto 162, publicado no Jornal Oficial nº 4.565, no dia 17 de fevereiro, foi considerado ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda (28) e terça-feira, 1º de março. Assim, não haverá atendimento na repartições municipais. Os ´ órgãos que prestam serviços essenciais estarão trabalhando em regime de plantão.

Veja abaixo o que abre e fecha:

Comércio: Na segunda (28), terça (1) e quarta (2), as lojas de rua atendem das 8h às 18h. A definição é baseada em uma ação ganha pelo Sincoval no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o comércio de rua da cidade abra nesta data. Shoppings também estarão abertos em horário normal.

Bancos: Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento ao público nas agências bancárias nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Na quarta-feira, o início do expediente será às 12h. A recomendação da Febraban é de que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

Órgãos estaduais: O governador Ratinho Jr decretou ponto facultativo iniciando na manhã de 28 de fevereiro e terminando às 14h de 2 de março.

Saúde: As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Sabará e do Jardim do Sol, o PA do Jardim Leonor, assim como o Pronto Atendimento Infantil (PAI) estarão funcionando 24 horas por dia. As unidades de referência para os casos de Covid-19, nestes dias, são a UPA Sabará e o PA do Leonor. O atendimento também ocorrerá normalmente no plantão do CAPS III, Maternidade Municipal Lucilla Balallai e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). O Pronto Atendimento (PA) do Jardim Maria Cecília (18h) abrirá das 7h à 1h, enquanto o PA do União da Vitória (16h) atenderá das 7h às 23h.

De sábado (26) a terça-feira (1º), ficarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção das que atendem a vacinação contra a Covid-19. Também não abrirão o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica Municipal, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e o CAPS AD. O funcionamento retoma normalmente na quarta-feira (2).

Vacinação Covid-19: No sábado (26), a vacinação para adultos será realizada nas UBSs do Jardim Alvorada, do Eldorado, do Jardim do Sol e do Ouro Branco, das 7h às 19h. E para as crianças de 5 a 11 anos, a aplicação de doses será feita no Centro de Imunização da Zona Norte, no mesmo horário. As salas de vacinação não abrirão no domingo (27) nem na terça-feira (1º); e o funcionamento na segunda-feira (28) ainda não foi definido.

Defesa Social: O trabalho operacional da Guarda Municipal de Londrina (GML) funcionará normalmente em todo o período.

ACESF:O atendimento funerário da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) segue normalmente, todos os dias da semana, incluindo feriados, sábados e domingos. Somente a equipe administrativa não terá expediente nestes dias.

Políticas para as Mulheres: O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) terá plantão 24 horas.

Agricultura – O Restaurante Popular de Londrina funcionará normalmente na segunda (28), das 11h às 14h, mas fechará na terça-feira (1º), retornando apenas na quarta-feira (2).

Assistência Social – O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) funcionará das 9h às 15h, nos dias de ponto facultativo, pelo telefone (43) 99991-4568. Os Conselhos Tutelares, de todas as regiões de Londrina, atenderão em plantão de 24 horas. É possível contatá-los por meio do telefone (43) 99991-6752.

Procon: O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) estará fechado, mas os cidadãos podem fazer denúncias e reclamações por email, para procon@londrina.pr.gov.br. Na quarta-feira (2), o expediência acontecerá normalmente, das 9 às 15h.

CMTU: Os setores administrativo e de atendimento ao público, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), irão funcionar normalmente entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. Também os serviços de rua, como as atividades de fiscalização do tráfego e de sinalização viária, serão desenvolvidos sem alterações. Os trabalhos de capina do mato, varrição, conservação de lagos, lavagem de pisos e outras ações de limpeza e manutenção serão executados sem interrupções. A coleta do lixo será feita regularmente.

Reciclagem: O recolhimento dos resíduos recicláveis terá algumas mudanças. Isso porque a cooperativa Cooper Região irá adiantar o expediente de terça-feira (1º) para segunda, a Coocepeve fará a compensação na quarta (2) e as demais não terão recesso.

Transporte coletivo: No sábado (26) e domingo (27) que antecedem o Carnaval, o transporte coletivo irá operar com a tabela de horários referente a estes dias da semana. Entre segunda (28) e quarta (2) as partidas ocorrerão com a escala dos dias úteis, sendo que, na terça-feira (1°), haverá redução de frota nas linhas que atendem a escolas e universidades.

Foto: Arquivo/Telma Elorza

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.