Por André Sell
Caros leitores e amigos d’O Londrinense.
Uma grande demanda na atualidade nos condomínios residenciais é o chamado Espaço Kids.
Esse é, muitas vezes, um atrativo de venda para os empreendimentos, uma vez que criança precisa de “espaço” para as suas atividades, e apartamentos não são propriamente um deles.

Para os pais significa um quintal, uma área anexa à residência, sendo também um local seguro e agradável, tornando-se ponto de encontro dos pais que aproveitam também para interagirem, socializar.
LEIA TAMBÉM
Nesses espaços, tão bem projetados pelos arquitetos, temos os equipamentos tipo parquinhos, caixa de areia em alguns, e até um anexo das piscinas infantis. Onde há área mais livre existem gramados e nas áreas cobertas e, em alguns casos, fechadas mesas adequadas para desenhos e até brincar de escolinha, sendo, além de lúdico, um lugar que pode reunir os alunos para estudarem juntos.
Além disso, muitos condomínios têm brinquedos e objetos para as atividades.
No desenvolvimento de um projeto são consideradas as premissas necessárias, nesses casos os materiais adequados, sem quinas vivas ou quaisquer modalidades que possam ser, de certa forma, perigosas no uso.
Também é importante o uso de cores que estimulem a atenção e criatividade, além de figuras que encantem os pequenos.
Afinal, é um espaço que eles queiram estar, seja o “seu” lugar no condomínio.


E uma forma de começarem a se relacionar, socializar, o que será o seu primeiro convívio com os amigos, muitos dos quais para toda a vida!
Nas fotos, um pouco de um dos projetos de Espaço Kids que estou desenvolvendo com a colaboração do arquite Felipe de Souza.


André Sell

Catarinense, formado em Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro e morador de Londrina há 3 décadas. Arquiteto por vocação, inquieto e curioso, atua nas mais diversas áreas como projetos residenciais , comerciais e corporativos e Interiores. Foi presidente do CEAL, é atualmente Conselheiro do CAU/PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná) pela região de Londrina pela terceira vez. Lecionou também em faculdades de Arquitetura, na graduação e na pós-graduação. Tem projetos, além do Paraná, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Fotos: Acervo pessoal