Atividades inéditas marcam a 24ª Festa da Padroeira em Londrina

Festa celebra o Ano Jubilar do Santuário, que comemora 70 anos como paróquia e 25 anos como santuário

O LONDRINENSE com assessoria

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova em Londrina, realiza, nesta terça-feira (12), a 24ª Festa da Padroeira, que celebra, de maneira especial, o Ano Jubilar, em que o local comemora o Jubileu de Platina (70 anos como paróquia) e o Jubileu de Prata (25 anos como santuário). Durante todo o dia haverá missas presenciais, todas transmitidas pelas redes sociais do santuário. Além disso, duas atividades serão inéditas: o batismo de algumas crianças no Dia da Padroeira e a troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“O Santuário está em festa porque celebramos nossos Jubileus, lembrando da fé e devoção de nossos pioneiros e de todo o povo que já passou por aqui. Afinal, o Santuário cresceu e se desenvolveu junto com a cidade e ganhou repercussão e notoriedade em todo o Paraná e no interior de São Paulo”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Para receber os fieis, haverá missas às 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h, todas já com vagas esgotadas e seguindo os protocolos sanitários, entre eles, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e aferição de temperatura.

Às 12h, no Espaço Mariano, de forma inédita e para celebrar os Jubileus, o Santuário realizará o batismo de nove crianças, cujos pais e padrinhos se inscreveram previamente e estão em ordem com toda a documentação necessária. “Essa é uma maneira de homenagear e honrar Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Padroeira, além de celebrar o Dia das Crianças. Muitas pessoas sempre quiserem batizar seus filhos no Dia da Padroeira, mas, nunca conseguimos atender porque este é um dia muito agitado. Desta vez, nós nos organizamos para poder realizar este sacramento”, afirma Renata Volpe, coordenadora da Pastoral Familiar.

E às 19h, durante a missa, a equipe de liturgia inaugura uma tradição que já é costume no Santuário Nacional, em Aparecida: a troca do manto da imagem de Nossa Senhora. A cada ano, as vestes serão trocadas. Para realizar a primeira, o convidado é o arcebispo Dom Geremias Steinmetz. “Vamos iniciar essa tradição aqui em Londrina porque acreditamos que este é um cuidado com a imagem de nossa Padroeira. Lá em 1868, por exemplo, a Princesa Isabel presenteou a imagem com um manto depois de ser atendida com uma graça”, conta Sandra Regina Mantovani, coordenadora da Liturgia.

Programação do Dia da Padroeira (12 de Outubro):
5h – Padre Paulo Rorato
7h – Padre José Onero
9h – Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio
11h – Padre Romão Martins
12h – Batismo de 9 crianças no Espaço Mariano (fechado para o público)
13h – Padre Valdomiro Rodrigues
15h – Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (transmissão pela Rádio Alvorada e TV Evangelizar)
17h – Padre Marcelo Cruz (transmissão pela Rádio Paiquerê 91,7)
18h – Padre Cláudio Marinoni (Bênção das Crianças, on-line)
19h – Dom Geremias Steinmetz (troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida)
Em seguida – Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Link para transmissões das missas

Foto: Enzo Ruzzon/Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *