As mulheres na liderança: Catuaí tem nova superintendente

Londrinense Fernanda Pires assume o cargo de superintendente de um dos maiores shoppings do Brasil e reforça o poder da liderança feminina

O LONDRINENSE

Mulheres ocupando cargos de liderança em grandes empresas e instituições ainda é raridade no Brasil. De acordo com a pesquisa “Panorama Mulher”, feita pelo Insper (Instituto de Pesquisa e Ensino) e pela consultoria Talenses em 2019, no Brasil 26% das posições de diretoria são ocupadas por mulheres, sendo que apenas 13% delas ocupam a presidência dos negócios. Em Londrina, esse panorama aos poucos vem mudando e algumas das principais empresas e instituições da cidade têm uma figura feminina no comando. O Catuaí Shopping, a ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e a OAB (Ordem dos Advogados Subseção Londrina) são exemplos desse protagonismo.

Fernanda Pires acaba de assumir a superintendência do maior shopping center da cidade e um dos mais relevantes empreendimentos comerciais do sul do país. “É uma honra e um privilégio fazer parte deste seleto grupo de líderes femininas em Londrina. Cada vez mais, precisamos aumentar a representatividade da mulher no mercado de trabalho”, celebra a superintendente do Catuaí Londrina.

Fernanda é talento pé-vermelho. Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina, tem especialização também pela UEL e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Digital Marketing Strategies na escola de negócios Northwestern Kellogg, localizada em Illinois, Estados Unidos.

Ela já possui passagens como superintendente por outros shoppings da brMalls, companhia que administra 26 shoppings em todo o Brasil, incluindo o Catuaí Londrina. Antes de assumir a superintendência em Londrina, Fernanda ocupava a mesma posição no Shopping Jardim Sul em São Paulo. Voltar para sua cidade tem um gostinho especial, “um misto de orgulho e muita responsabilidade”, comenta.

Comando na indústria e comércio

Marcia Mamprin, primeira mulher a assumir a presidência da ACIL, explica que o protagonismo feminino tem aumentado nos mais diversos cenários, como corporativo, científico, social, jurídico e econômico. E que esse movimento é extremamente importante para o desenvolvimento. “As mulheres precisam de equidade nas oportunidades porque são totalmente aptas a desempenhar qualquer cargo de liderança. Eu acredito que esse ganho de espaço que temos notado nos últimos tempos é fruto do esforço e da persistência que empregamos em mostrar que somos capazes e podemos contribuir de forma ímpar para diferentes eixos da sociedade”, completa Marcia.

Comando no jurídico

A presidente da OAB-Londrina, Vânia Queiroz, complementa: “As mulheres podem estar onde elas quiserem. Nossa história tem mostrado que nós executamos, sem nenhuma dificuldade, quaisquer tarefas antes vistas pela sociedade como próprias de homens. Tenho muito orgulho de ter sido a primeira mulher presidente da OAB-Londrina e tenho certeza que outras virão em seguida”.

Comando no varejo

A superintendente Fernanda Pires reforça esta posição, ao dizer que quer trabalhar cada vez mais para aumentar a equidade de gênero no mundo corporativo. Fernanda será a líder de um dos empreendimentos comerciais mais relevantes da companhia, hoje o Catuaí Londrina está entre os 5 maiores resultados da brMalls.

“As mulheres estão cada vez mais qualificadas e preparadas, além da nossa adaptabilidade, sensibilidade e capacidade de aprendizagem nata. Na minha opinião, somos mais flexíveis e humanas, o que se encaixa perfeitamente no perfil de profissional requisitado atualmente. Precisamos de oportunidades”, afirma.

Perspectivas para o futuro

A nova superintendente assume o comando do shopping em um momento especial. Mesmo passando por meses de incerteza diante de um cenário de pandemia, o Catuaí Londrina tem trabalhado fortemente para continuar atraindo marcas de renome para a cidade. Desde o início do ano, já inauguraram no empreendimento marcas como Lindt, Valisere, Via Mia, Casa das Cuecas, KFC, Riachuelo Casa, entre outras.

À medida que a vacinação avança e as possibilidades de retomada surgem, o shopping também se prepara para continuar oferecendo entretenimento de qualidade aos londrinenses. “Estamos trabalhando fortemente para a retomada pós-pandemia e para realizarmos um Natal incrível cheio de tradição, celebrando as relações e a vida”, adianta Fernanda.

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *