Por André Sell
Caros leitores e amigos d’O Londrinense.
Hoje o nosso papo é sobre o tema: Arquitetura e Reforma.
Muitas pessoas têm muitas dúvidas quando vão reformar: que tal começar a pensar no que fazer, qual o objetivo real, o que de fato é necessário, quais as necessidades que nos motivam a fazer a reforma? Esse é o ponto mais importante (sem esquecer do “sonho” que nos move sempre e nos dá força para seguir). Mas temos que pensar na realidade, pois teremos que pensar também nos custos e possíveis, quase sempre, incômodos gerados numa empreitada dessa natureza.
Tudo surge das necessidades que temos à cada época, das mudanças em nossos hábitos, afinal somos seres em constante evolução! E a casa é o nosso refúgio mais gostoso, o local que temos só nosso (com ou sem família), mas o lugar do aconchego, o nosso lar. Somos movidos com a constante evolução.
Aí que entra a necessidade de reformar e isso pode ser desde uma nova cor num ambiente, um revestimento numa parede, mudar os tecidos de um sofá ou poltronas, talvez mudar uma estante, um armário, sem falar na reforma de um cômodo, com obras civis, quebra de paredes para aumentar o espaço, aumentar uma janela ou transformá-la em uma porta envidraçada que dê mais visual ou ventilação ou até acesso para a área externa, integrar dois ambientes para dar aquela sensação de liberdade ao poder ter um campo visual maior e tantas outras ideias que vão surgindo e nos fazem querer as mudanças.
E é muitas vezes aí que, ao começar a pensar, ficamos nos batendo com inúmeras questões, muitas dúvidas surgem: o que e como fazer. E isso vai nos estimulando e as dúvidas vão surgindo. As opções são inúmeras e as variantes mais ainda, até bater aquela sensação de certo desespero e vem aquele momento de não saber o que ou por onde começar a empreitada tão sonhada.
Aí então é que pensamos no Arquiteto, o profissional preparado para nos ajudar e orientar com sua experiência e conhecimento. É quem irá nos dar não só as soluções esperadas, sonadas mesmo, mas também muitas outras possíveis e ainda não pensadas e de forma muitas vezes até mais simples e organizadas.
O Arquiteto, dessa maneira, é quem irá saber responder nossas dúvidas e com graça e beleza, pensando na estética além da parte funcional, ir de encontro com as nossas aspirações, realizar o nosso sonho. Criar a cultura de ter assessoria de um Arquiteto é algo importante nas reformas, mesmo que pequenas, mas o resultado mostrará o quanto é importante ter alguém da área nos orientando e nos ajudando, sendo o nosso porto seguro.
Quando batem aquelas dúvidas: qual o tom da cor adequada, será que esse revestimento irá combinar, a possibilidade de reaproveitar um móvel, qual a melhor iluminação, quais outras opções que temos para serem usadas e daí uma infinidade de coisas que temos que pensar antes de começar a obra, para o sonho não se tornar um pesadelo.
Fica a dica: o Arquiteto é o seu melhor profissional para projetar e orientar nas soluções da sua, obra, desde a concepção, dar as melhores ideias e orientações e acompanha-lo até o final da obra.
André Sell
Catarinense, formado em Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro e morador de Londrina há 3 décadas. Arquiteto por vocação, inquieto e curioso, atua nas mais diversas áreas como projetos residenciais , comerciais e corporativos e Interiores. Foi presidente do CEAL, é atualmente Conselheiro do CAU/PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná) pela região de Londrina pela terceira vez. Lecionou também em faculdades de Arquitetura, na graduação e na pós-graduação. Tem projetos, além do Paraná, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Fotos: Acervo pessoal