Skip to content

AML e SindMed se posicionam contra PL 522/2022

Reunião na Câmara de Londrina, às 10 horas, discutirá o projeto

O LONDRINENSE

A Associação Médica de Londrina (AML) e o Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná (SindMed) lançaram notas públicas, neste final de semana, apontando preocupação quanto ao Projeto de lei 522/2022, de autoria do governador Ratinho JR, que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALep), sobre a gestão dos hospitais universitários estaduais – incluindo o Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL), autorizando a terceirização deles.

A nota da AML aponta que o projeto “pode causar sérios prejuízos à saúde e ao ensino médico na cidade no médio e longo prazos. O Hospital Universitário é centro de pesquisa e atende pacientes de média e alta complexidade, sendo ainda o local onde formamos novos médicos pela UEL. Com a gestão sendo feita por uma fundação, e não a própria universidade, não há garantias de que o investimento em ensino e pesquisa seguirão a contento, podendo reduzir drasticamente a verba de importantes estudos. Tirar a gestão hospitalar do HU da Universidade Estadual de Londrina abre caminho para que investimentos em pesquisa sejam reduzidos, prejudicando uma importante função de um hospital universitário que é o fomento à pesquisa e inovação”.

A nota continua: “O projeto cria ainda o Conselho Superior dos Hospitais Universitários que ficaria responsável por toda a gestão acadêmica, administrativa e hospitalar sendo que a maioria dos seus membros não será indicado pelas universidades e, sim, pelo Governador do Estado e/ou pelos seus secretários. Esta falta de autonomia pode prejudicar o ensino médico no nosso estado.”

A diretoria do Sindmed também manifestou sua preocupação com a tramitação do PL através de nota, onde afirma que, “na prática ao nosso ver abre a possibilidade da gestão desses serviços serem feitas por Fundações ou Organizações Sociais, o que poderia afetar negativamente as relações e condições de trabalho, além de diminuir a autonomia destes serviços e impactar na formação de profissionais de Saúde”, e aponta que seria “importante e razoável que a comunidade vinculada aos hospitais fosse ouvida e consideradas no projeto as especificidades institucionais” e pede a suspenção da tramitação para realização de reuniões e audiências públicas com participação das “Universidades, dos Hospitais Universitários, Médicos e Servidores, e, também, da comunidade que hoje utiliza e depende dos serviços dos Hospitais Universitários”.

Reunião

A Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores de Londrina convocou reunião pública para debater o PL 522/2022 e possíveis encaminhamentos, para esta segunda (5), às 10 horas, na Sala de Sessões. Além dos vereadores, foram convidadas várias entidades para discutir o assunto,

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.