Fotógrafo londrinense Guilherme Gerais apresenta o resultado de trabalho desenvolvido durante seu mestrado na Escola de Artes de Ghent, na Bélgica
O projeto de extensão “Estação Londrina”, ligado ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, promove nesta sexta-feira (30) o lançamento do fotolivro “The Best of Mr. Chão” (Editora Madalena), do fotógrafo londrinense Guilherme Gerais. A 17ª edição do projeto será realizada a partir das 19h30, na Galeria do Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52, Centro). A entrada é franca e aberta a todos os interessados.
Durante o lançamento do livro será realizado um bate-papo com Guilherme Gerais sob mediação do cineasta Rodrigo Grota. A obra será vendida exclusivamente no evento, por R$ 75,00 (apenas em dinheiro). Mais informações na página do Estação Londrina.
Livro
Produzido entre os anos 2016 e 2018, período em que Guilherme Gerais cursou o mestrado na Escola de Artes de Ghent, na Bélgica, o fotolivro apresenta um arquivo de objetos estranhos e maravilhosos reunidos por um pesquisador fictício, Mr. Chao.
A coleção mostra seu fascínio pela relação entre natureza, artifício e avanço tecnológico. Formigas robóticas, um peixe mecânico, óculos de realidade virtual e um misturador de café são apenas alguns dos muitos itens que aparecem nas fotografias – frequentemente aplicados em contextos bizarros, sugerindo que sua função inicial nunca foi totalmente compreendida.
“The Best of Mr.Chao” pretende ser uma meditação visual sobre o futuro, lidando com situações inventadas, descobertas científicas em laboratórios e universidades, cenas da vida natural e artificial, insetos e microorganismos, robôs e fragmentos de ninhos. Através de uma narrativa interdisciplinar e não linear, a série reúne fotografias sobre um determinado escopo: futuro, natureza e tecnologia.
Projeto
Criado em 2016, sob a coordenação do professor e pesquisador Frederico Augusto Garcia Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, o projeto Estação Londrina tem como objetivo promover e discutir a produção cultural da cidade. Já foram realizados 16 encontros, discutindo temas relacionados à história, política, economia, literatura, cinema, fotografia, teatro, games e música de Londrina.
Entre os convidados, participaram do projeto os jornalistas Tony Hara, Patrícia Zanin, Felipe Melhado, e Fábio Cavazotti, os fotógrafos Saulo Haruo Ohara e Guilherme Gerais, os cineastas Caio Júlio Cesaro e Rodrigo Grota, o professor canadense Tamer Thabet, as escritoras Beatriz Bajo, Flavia Verceze, Samantha Abreu, Vi Karina, Maria Angélica Constantino e Vivian Campos, os escritores e jornalistas Domingos Pellegrini, Edson Maschio, José Maschio e Renato Forin Jr., os escritores Marcos Hidemi de Lima, Rogério Ivano e Vinícius Lima, além dos músicos André Siqueira, Ronald Costa, e do professor catalão Diego Giménez, entre outros nomes da cultura local.
Foto: Divulgação