Bodas de Café será lançado hoje, no Teatro Ouro Verde

bodasdecafé

Livro resgata dramaturgia de Nits Jacon e do grupo Proteu

Agência UEL 

A professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, Sonia Pascolati, lança nesta quarta-feira (28) o livro Bodas de Café, que resgata a dramaturgia do grupo Proteu sobre a história de Londrina, resultado de uma produção coletiva e inovadora. A obra sai pela Editora da UEL (EDUEL), com tiragem inicial de 200 exemplares, e será lançada durante o Festival de Teatro de Londrina (FILO), a partir das 19 horas, no hall do Teatro Ouro Verde. Hoje é a estréia do espetáculo “Tango”, que traz no elenco integrantes do Proteu, no Festival Internacional de Teatro de Londrina (FILO)

Bodas de Café reuniu um elenco de 29 atores, com direção de Nitis Jacon, vice-reitora da UEL de 1994 a 1998, comemorando os 50 anos de Londrina, em dezembro de 1984, no Teatro Ouro Verde. A estreia ocorreu meses antes, em julho, na Casa de Cultura da UEL. Logo após o grupo seguiu para o Rio de Janeiro, onde se apresentou no projeto Mambembão, com grande repercussão.

O espetáculo conta a história de Londrina, a partir da perspectiva do cidadão comum, como o trabalhador rural, o corretor de imóveis, a prostituta. Foi apresentado 88 vezes, entre 1983 e 1984. O livro é resultado de pesquisa desenvolvida pela professora, considerando a trajetória do Proteu, grupo teatral vinculado à Casa de Cultura da UEL, que desenvolveu atividades entre 1978 e 1990. O espetáculo Bodas de Café foi primeiro texto produzido coletivamente pelo grupo. A pesquisadora considera um marco na trajetória do Proteu pela grande repercussão da peça, qualidade do texto e versatilidade cênica.

O livro tem preço de capa no valor de R$ 50,00, mas durante o lançamento será comercializado por R$ 25,00. Além de Londrina, a obra também deverá ser lançada em Curitiba, durante o evento acadêmico do GT de Dramaturgia e Teatro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), que será realizado de 11 a 13 de setembro. Posteriormente haverá nova sessão de autógrafos no Letra e Ato, que será realizado em Campinas (SP), de 23 a 25 de outubro. 

Foto: Última montagem do espetáculo, em 2017 – Divulgação/Agência UEL

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress