Skip to content

A arte nas escolas públicas

Por Ângela Diana

E voltamos a falar da “política cultural” que NÃO EXISTE NESSE PAÍS!

Você, pai/mãe, conhece bem a escola dos seus filhos?

Vamos abrir mais o leque e não falar só das escolas públicas, mas também das particulares!

Pois bem! Você vê na escola dos seus filhos e filhas, salas de arte e laboratório de ciências?

E salas de dança? E palco para teatro?

Eu sou capaz de apostar que, na sua grande maioria, as escolas não têm nada disso!

Tenho amigos e amigas que são professores e que, todo ano, se encontram nas mesmas encruzilhadas (por assim dizer!), ou seja: lutando para continuar dando aula de artes nas escolas!

Que não têm nem uma sala para isso!

Sala de arte = uma sala grande, com várias mesas, pia, água, balcão, iluminação boa, janelas grandes para ventilar! É tão difícil e caro assim? 

Não é preciso muita coisa para fazer arte – Fotos: acervo pessoal

LEIA TAMBÉM

Olha! As escolas públicas no Brasil saem muito caro para todos nós! Se o dinheiro arrecadado dos impostos e taxas altíssimas – em TUDO o que compramos, pagamos, vendemos – fosse a grande parte para a educação, salários dos professores, instalações estruturais, acredite! Teríamos menos e menos cadeias e jovens morrendo por causa da droga, álcool e depressão (aliás, não só os jovens, mas adultos, crianças e, principalmente, os professores e professoras!!

E falo DE NOVO! PROFESSOR OU PROFESSORA DE ARTES PRECISAM SER ARTISTAS ou ter, no mínimo, muitos cursos em ateliers de artistas!

Me vejo na obrigação moral de falar de laboratórios de ciências também! Minha mãe foi professora (ou, como diz ela, “eu SOU professora, só não ESTOU professora mais”), de ciências por mais de 30 anos! Ela, na época do militarismo, montou o laboratório da Escola Estadual Barão do Rio Branco, viajou, fez cursos e usava toada uma didática diferente para suas aulas.

LEIA TAMBÉM

Uma que eu não esqueço (eu e minha irmã saíamos da aula no Positivo e encontrávamos minha mãe para irmos para casa alnoçar), foi a aula em que minha mãe abriu uma galinha e mostrou pros alunos e alunas como era o interior das aves. Depois esses frangos viraram canja para “merenda” dos alunos.

Eu achei genial!

No antigo Positivo, tínhamos a sala de artes, o laboratório super equipado, e salas para balé e ginastica!

Com as mudanças, nesses anos todos, tudo virou salas de aula convencionais para caber mais e mais alunos e alunas.

Hoje em dia já não sei dizer o que aconteceu, já que fazem anos que não visito minha antiga escola.

Nas escolas, não confunda as educações

Uma dificuldade muito maior é você! SIM, alguns  pais e mães confundem a educação! Na escola, aprendemos, biologia, física, química, matemática, história….E não gentileza, boas maneiras, higiene etc.

Mesmo se esses assuntos fizerem parte do currículo, são os Pais e Mães que devem ensinar a seus filhos e filhas!

Parem de “demonizar” a figura dos professores e professoras, sem eles e elas não somos NADA!

Ao invés de deixar ao acaso o trabalho de educar seus rebentos e não colocar limites, seja PAI E MÃE de verdade! Coloque limites! Ensine o respeito pelo próximo e próxima, agradeça aos professores e professoras que saem das suas casas, deixam seus próprios filhos e filhas e ficam, muitas vezes de manhã, tarde e noite, para cuidar dos SEUS FILHOS E FILHAS! Cobre do governo (seja ele qual for) a melhoria dos salários, das instalações, das escolas terem artistas de todas as áreas, psicólogos e tudo o mais que ajude a melhorar o desenvolvimento mental e físico das alunas e alunos!

“Ah, mas professores e professoras ganham BEM para isso!”

Baita “lenga lenga” ou mimimi! NÃO! NÃO GANHA!

Professor, professora precisa estudar mais, viajar, poder ter férias com a familia, descansar, ter direito á planos de saúde e odontológicos e isso não existe (Aliás, QUANDO  NOSSO SUADO DINHEIRO, aquele que levamos 6 meses para ganhar e só pagar contas, vai voltar para que nós, povo brasileiro, PARE de ENDEUSAR o sacríficio para se conseguir TUDO por aqui?)!

Em 1992, quando fui para Nova Iorque (eu sei, gente! Que chique, né? Ou como diz uma amiga minha” que romântico!”), tive a oportunidade de conhecer uma escola pública, só uma sala era imensa, cheia de livros e instrumentos de música! UMA das salas!

Vamos desativar o modo “vítimas do sistema” e começar a colocar no papel quanto pagamos para o governo federal!

Comece a cobrar! Abra suas mentes! Não acredite que somos um país POBRE! SOMOS UM PAÍS MILIONÁRIO!!

É sério! Pesquise!

Comente aqui como é a escola dos seus filhos e filhas e o que você gostaria que as escolas tivessem! E vamos incluir nutricionistas, ok?

Comida! Mais merendeiras, nutricionistas, aulas de culinária e até quem sabe? Cursos profissionalizantes nas escolas, desde eletricistas, costureiras, pedreiros(as), tantas profissões necessárias e que dariam empregos para tanta gente!

PARE também de endeusar profissões como medicina! Precisamos de médicos e médicas, mas também precisamos de pedreiros! Na hora que TODAS as profissões forem colocadas no mesmo nivel de importância,  esse mundo muda! 

Meu sonho que nessa encarnação nunca vai se realizar: um outdoor, com a foto de pessoas e os seguintes dizeres: “Passaram no curso de artes!! Parabéns para todos, todes e todas!” E, nessa foto, todas as raças, cores, gêneros!

Assim como a sala de comando da nave Enterprise, do Star Trek (que aliás, foi um dos primeiros filmes que reuniu homens, mulheres de todas as raças e até alienigenas)!

Cuide de seus filhos e filhas! Crie PESSOAS que sejam melhores para o mundo! Gente de verdade que tenha a responsabilidade de cuidar do outro, da natureza e que tenha respeito pelo próximo!

Não crie as meninas para serem princesas e meninos para serem reis, respeitem a diversidade cultural, racial e sexual…

Cultivem nessas crianças o BEM! 

Bom final de semana para todos, todes e todas!!

Lembre de comentar por aqui!! Pax vobiscum!

Ângela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Fotos: Freepik

Leia todas as colunas de Arte

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.