Por Anatólia Mazur

Já pensou em aprender dicas que facilitem a sua vida na hora da sua make diária? Quem não ama a facilidade e praticidade na maquiagem? Se você usa maquiagem diariamente e sabe se maquiar, mas não é por isso que você não precisa aprender uns truques para ajudar e dar aquele “up” na sua rotina e no seu visual.

Dica 1

Sempre, antes de começar a maquiar, lave muito bem seu rosto com um sabonete específico ao seu tipo de pele (de preferência na água fria ou gelada) e seque muito bem. Isso vai ajudar a maquiagem a durar mais. Atenção, nunca lave seu rosto com água muito quente (pois podem aparecer manchas na pele). No máximo, em água morna.

Dica 2

Hidrate sempre muito bem a sua pele com hidratantes específicos, inclusive a área dos olhos. Sim, a falta de hidratação faz com que a maquiagem craquele e dure pouco. A melhor maquiagem sempre será a sua pele, por isso cuide muito bem do seu cartão de visita (o seu rosto)

Dica 3

Nunca aplique a base sem primeiro usar um bom primer. O primer fecha os poros, prepara a pele, controla a oleosidade e deixa a pele macia e preparada pra receber a base, evitando assim que a base acabe entupindo os nossos poros, fazendo com que a make dure ainda mais. Só após o primer aplique uma camada de base, suficiente pra cobrir as imperfeições da sua pele. E, lembre-se sempre, na maquiagem “O menos é mais´´

Dica 4

Se tem olhos grandes e deseja diminuir, você pode passar lápis preto ou marrom na parte interna (linha d’água). E se tiver olhos pequenos e quiser aumenta-los é só passar o lápis do lado de fora, bem rente aos cílios! Dica extra, esfume sempre esse lápis com uma sombra mineral para que não escorra e se torne a prova d’água. Mas atenção: Nunca o lápis ou delineador deve ser aplicado no canto interno dos olhos (parte de dentro), pois isso pode prejudicar e entupir o canal lacrimal.

Dica 5

Selecione as cores de suas sombras preferidas. Atenção nessa dica: tons claros e iluminadas aumentam os olhos e as escuras diminuem. Evite ao máximo o uso das sombras de tons escuros durante o dia, pois acaba deixando você com a expressão pesada.

Dica 6

Pra que o batom dure ainda mais, desenhe o contorno dos lábios por dentro, usando um lápis de contorno labial.O tom do lápis deve ser o mais próximo possível do batom. Esse truque é para deixar os lábios mais finos (se quiser aumentar seus lábios faca o contorno pelo lado de fora da boca), depois passe o batom de sua preferência e de uma cor que a favoreça.

OBS. Escolha a área que quer destacar mais, lábios ou olhos. Se carregar ou escurecer demais a maquiagem nos olhos, opte por usar as cores neutras e mais claras nos lábios. E se usar tons fortes na boca, use tons mais discretos nos olhos. Se caso você não seguir essas dicas e fizer o contrário você ficará parecendo o Curinga (do Batman) ou o Patati.

Foto: Acervo pessoal

Dica 7

Uma dica mega importante é esfoliar e hidratar os lábios. Deixe agir por quinze minutos. Depois retire com algodão e água morna. Passe o batom e limpe e, caso queira, tire o excesso com papel absorvente. Após, aplique uma um pó facial e, para finalizar, uma camada do batom novamente. Esse truque faz a cor durar mais nos seus lábios.

Dica 8

Use um pó mineral pra selar e pele e ilumine. Não aplique iluminador nos locais do rosto que você quer disfarçar, pois o Iluminador é para chamar atenção para algumas partes do rosto que você quer que se destaquem. Se, por exemplo, você quer suavizar as linhas das bochechas ou o contorno do rosto, nem pense em aplicar o iluminador nessa região!

Dicas Extras

  • Faca combinações equilibrando as cores no rosto! Não deixe sua maquiagem com ar de carnaval. As cores das sombras nos olhos deve sempre estar combinando entre si e também com o batom! Uma maquiagem extravagante e exagerada não quer dizer maquiagem brega. Apenas não indicada pro horário ou local.
  • Quando não usar pinceis e for aplicar a maquiagem com os dedos, dê suaves batidinhas. Nunca esfregue o produto com os dedos.
  • Nunca durma com maquiagem, pois esse e o pior erro que você estará cometendo em relação a sua pele. Um bom demaquilante livre de óleo pode ajudar a retirar a maquiagem.

Anatólia Mazur

Maquiadora profissional desde 2016. Especialista e cuidados com a pele e maquiagem pra ensaios e que realça ainda mais a beleza natural da mulher.

Foto: Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.